terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O porteiro do edifício meio burrinho

Foi um dia daqueles monótonos. Para começar, eu esqueci o crachá obrigatório do lugar onde eu trabalho. Sem crachá, você não consegue passar pela roleta meio burrinha do edifício inteligente onde eu trabalho. Por causa disso, tive que ir até o balcão onde os seguranças desfrutam da alta tecnologia moderna. No balcão tem computador, mini-câmera, microfone, sensor disso e daquilo. Mas todo mundo sabe que aquilo é só fachada. Os seguranças ficam mesmo é jogando paciência com aquele equipamento caro.

Todos os dias sou um dos primeiros caras a entrar no prédio. Todos os dias eu vejo os mesmos seguranças e cumprimento a todos. Mesmo assim o Júlio, o guardinha de plantão, resolve vir com o procedimento regulamentar para cima de mim:
_RG?

_Sou eu, Júlio. O Careca. Você sabe onde eu trabalho. Eu só esqueci o crachá.

_Careca? Qual é o seu RG?

Procuro manter a calma e o olhar à frente. Chamam isso de foco no objetivo. É bem difícil. Você não pode deixar a sua atenção ser desviada. Começo a ficar zarolho.

Tento de novo.

_Júlio, sou eu, cara.

_Cara?

Eu procuro a linha do horizonte. Do balcão não dá para ver. Tento esvaziar a minha mente. Tento relaxar. Até lembro da música do Roberto Carlos, "além do horizonte deve ter..."

É o calor. Só pode ser.

_Deixa disso, Júlio.

_O RG, por favor...- ele insistiu, feliz por exercer o poder de porteiro.

Achei melhor responder.

_CPF?

Inventei um na hora.

_Vai para onde?

Falei o número do andar e sala.

_Falar com quem?

_Comigo. Eu vou subir para a minha sala e falar comigo mesmo até cansar. Eu adoro falar sozinho, sou maluco - mas é claro que não disse nada disso, só pensei.

Respondi que eu iria falar com o Doutor Acômio.

Júlio finalmente me deu um crachá provisório. Depois até que o dia melhorou.

3 comentários:

Paulo Bono disse...

é chato. mas curto esses prédios inteligentes. gosto de um bom sistema de segurabça, essas coisas.

abraço

franka disse...

tenho um amigo quem tem um cpf com todos os números iguais. nenhum porteiro acredita, ele cansou, agora só inventa.

Careca disse...

Bono, eu também curto. Mas os seguranças só querem saber de paciência e joguinhos.

Franka, é a melhor coisa a se fazer. Tem inclusive site na internet que gera número de CPF.

Frase do dia