segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Alegria, alegria

Os dois dias do final de semana passaram voando. E no trabalho existe uma grande expectativa em relação ao carnaval. As pessoas fazem planos complexos e constroem estratégias peripatéticas para viajar. Como o dólar não dá em abacateiro, eu, minha mulher e filhos vamos ficar por aqui mesmo. E aqui faz sol e depois chove forte. Ninguém entende o clima. Mas eu me lembro de ter passado muitos carnavais nessa cidade. E sempre chove. Às vezes chove muito, outras vezes chove pouco, mas chove.E também não tem muita coisa pra se fazer, como em todos os lugares.

A verdade é que o carnaval não me empolga muito. Sempre fui um folião muito incompreendido, sambando num pé só o samba de uma nota apenas. Nunca fui de me fantasiar, de sair em bloco. Nada. Nem de decorar samba-enredo. Cantar samba não é comigo. Aliás, cantar qualquer ritmo não é comigo. Sou péssimo com a cuíca. Aliás de novo, não reconheceria uma cuíca nem se pisasse em cima e ela gemesse. É, só sei que cuíca geme. Pandeiro eu sei como é e até aprendi a tocar. Batucava nas laterais, no melhor estilo malandro da Vila. Mas já esqueci como é. Hoje em dia eu usaria para colocar salgadinho, vendo desfile pela TV. Aliás, desse carnaval que aprendi a tocar pandeiro, lembro de pouca coisa. Faz uns dez anos eu tive um flash-back dessa folia enquanto dirigia. É incrível o fato de ter sobrevivido. Ao flash-back e àquele carnaval.

Fico sabendo que no trabalho vai ter concurso de fantasia. O primeiro prêmio é bem legal. E alguns colegas me perguntam se eu vou participar do concurso.

_Claro, vou me fantasiar de meia, depois ainda saio no Pacotão - eu digo.

Ninguém acredita.

_Depois vou para a porta do Palácio do Buriti pra ganhar panetone - eu digo.

Mas ninguém acha graça.

_Então vou me fantasiar de Sombra - eu digo.

Mas os caras estão falando sério. Planejam fantasias tradicionais. Palhaço, pierrô, colombina, índio, pirata, o escambau.

_Caras, vocês estão mesmo falando sério?

_Mas é claro, o prêmio é muito bom, uma estadia com direito a acompanhante naquele hotel super-legal...

_Gente, vir fantasiado para o trabalho?

_Bom, se todo mundo vier, não tem o menor problema.

_É, o chato é pagar o mico sozinho. Mas se todo mundo vier...

_Então eu venho de Batimão - eu digo.

_Batman?

_Não, de bombachas com a camisa do Corínthians, Bah - Timão...

Mas os caras não acham graça.
Segunda-feira é fogo.

2 comentários:

Paulo Bono disse...

Também me falta essa energia pro carnaval, careconde. hoje tem bailinho por aqui. não vou, é claro.

Careca disse...

Bono, acabaram cancelando o concurso de fantasia no trabalho. Acho que não ia participar mesmo.

Frase do dia