quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A caneta Montblanc da desobediência

Leio hoje que a Montblanc decidiu suspender a venda de canetas com a figura do Mahatma Gandhi. Duzentas e quarenta e uma canetas seriam comercializadas em todo o mundo. Mas uma ação judicial movida na Índia fez com que a famosa marca alemã suspendesse a comercialização do objeto de luxo.

A caneta em ouro e prata com a gravura de Gandhi iria custar 24 mil dólares. Versões mais modestas custariam cerca de três mil dólares. Uma fundação de caridade do bisneto de Gandhi receberia parte da dinheirama de cada caneta vendida.

Nem vou entrar no mérito da coisa. Acho que é um feito de marketing sensacional. O interessante da história é o número 241. Gandhi percorreu esse mesmo número de milhas quando cruzou a Índia anunciando que ia produzir sal sem pagar impostos, o que era proibido pelo Império Britânico. Acabou acompanhado por milhares de pessoas.

Gandhi produziu sal junto com um monte de indianos. Ele não pagou imposto nenhum. Pelo que eu sei, a grande maioria dos mais de um bilhão de indianos não paga imposto nenhum até hoje. E também não tem acesso a nada. Gandhi ferveu água do mar até que tudo se evaporasse e depois colocou o sal que ficou na panela dentro de um saquinho. Pelo menos é assim que me lembro do filme do Richard Attenborough. Com a marcha contra o imposto do sal, Gandhi deu o maior tempero à desobediência civil do ensaio de Henry Thoreau. Fez tudo sem violência, numa boa.

Desobediência civil é coisa pouco estudada e comentada no país. Tem gente que acha que ainda nem chegamos ao estágio de obedecer as regras. Eu acho que sim, nós obedecemos. E também acho que somos abusados rotineiramente.

Quando protestamos mesmo o mais pacífico dos protestos, como aconteceu recentemente no DF, os poderosos de plantão soltam cavalos, porretes e cassetetes sobre a multidão. E a grande tristeza é que as bravatas, a retórica aloprada e os vitupérios dos nossos vilões muitas vezes prevalecem.

2 comentários:

. fina flor . disse...

sim, somos abusados =]

viu que os juros de pessoa física subiram nos bancos? aff

beijos, querido

MM.

>>> não conhecia essa história do sal, santa ignorância, rs*

Careca disse...

Flor, eu vivo jurando ao banco que vou pagar, rá, rá. Mas eles não acreditam.

Frase do dia