quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Arrombando o cofre

Minha filha perdeu dois dentes da frente, da parte de baixo. Aconteceu durante uma querela boba com uma coleguinha, dentro da sala de aula. As duas meninas de cinco anos disputavam uma gravatinha de tecido. Minha filha mordeu o pedaço de pano. A outra menina puxou o trapo e os dois dentinhos foram junto.

Também fiquei chocado.

Obviamente, minha primeira reação foi contra a escola. A minha segunda raiva foi contra a professora. Depois diluí o ódio mais um pouco, fiquei contra a falta de previsão e de intervenção da professora, do monitoramento esparso oferecido pela escola. E por último, acabou a raiva.

Minha mulher segurou boa parte dessa onda sozinha, pois a escola ligou somente para ela. Por sorte, ela estava perto da escola e chegou pouco depois do acontecido. A menina estava com professora, orientadora e diretora da escola. Todo mundo com cara de choro e minha filhota chorando à beça. Correram para o dentista.

Está tudo bem. Um raio x mostrou que vem um par de dentes novos por aí. Os dentes deviam estar um pouco moles. O episódio só apressou um pouco a ordem das coisas. O dentista se mostrou muito tranqüilo e convincente.

Agora os dois estão de janelinha. Meu filho mais velho também tirou o próprio dentão da frente nas férias, lembram-se?

E hoje à noite a fada dos dentes deve aparecer para resgatar um dos dentes. Essa foi uma das coisas que mais doeram na minha filha. Na confusão, choro e sangueira na escola, só conseguiram encontrar um dos dentes. O outro sumiu. Não teve jeito.

_Paiê, será que a fada vai deixar só um dinheiro? – ela pergunta, tristonha.

_Não sei, filha. Essas fadas costumam ser muito pão-duras – eu digo.

_As fadas pão-duras e insensíveis dormem na sala – diz a minha mulher.

_Por outro lado, filha, nenhuma fada resiste a uma janelinha linda como a sua – eu digo.

E portanto, aqui estou eu com uma faca bem fina, tentando fazer escorregar umas moedas do cofre em forma de porquinho do meu filho. Antes mesmo da luz se acender, tenho certeza de que serei pego em flagrante.

Nenhum comentário:

Frase do dia