quinta-feira, 2 de julho de 2009

O curió/sabiá subterrâneo

Falando de pássaros, não falei do famosíssimo curió subterrâneo. João Ubaldo inventou esse bicho numa crônica de 1984 de "O Globo". Fiquei anos com a história na cabeça. Um dia comprei o melhor livro de crônicas que eu li na minha vida, "Arte e Ciência de Roubar Galinha", do João Ubaldo, e lá estava ela, a história do curió subterrâneo. Ou sabiá, não lembro. Na verdade, é só um parágrafo de crônica. Mas é um dos melhores parágrafos de crônica que já li. Nele, João Ubaldo sintetiza a quintessência da ornitologia. É super-engraçado.

Passei meia hora procurando o livro na estante. Não encontrei. Desisti.

Caramba, preciso organizar os livros. Preciso dar uma geral no depósito da garagem. Também preciso ler e escrever mais. Também preciso parar de enrolar e dedicar mais que alguns minutos ao blog. Só que hoje não vai dar.

4 comentários:

. fina flor . disse...

ai, nem me fale, todos os dias olho a estante e penso: preciso organizar meus livros, aff

beijos, querido

MM.

Paulo Bono disse...

O João Ubaldo é um gênio. um gênio.
às vezes leio seus parágrafos repetidas vezes seguidas, só pra curtir ainda mais.

abraço, carecone.

Mwho disse...

Bem mais agradável do que Dostoiévski!!!

Shirley de Queiroz disse...

Também gosto de João Ubaldo. Mas tenho a solução pra sua estante, Careca: embala todos os livros em caixas de papelão, passa uma fita adesiva e manda pra mim. Por sedex, de preferência.

Frase do dia