terça-feira, 14 de julho de 2009

Ninguém merece

Existem coisas que eu abomino. Uma delas é menosprezo. Prefiro a desconsideração total ao tratamento condescendente. Em geral, quando sou menosprezado, reajo com fúria e destempero. Com exagero.

Demorei a perceber que reagia dessa maneira. Era uma coisa tão natural e automática que eu nem mensurava. Nem percebia. Era uma reação desmedida.

Isso me trouxe fama de esquentado. Mas também me trouxe algum respeito.

Aí, veja só, comecei a achar que era orgulho besta. Que não precisava ser assim.

_Deixa de onda, Careca. Não vai criar caso só porque alguém insinuou que você hesitou - eu pensava.

_Não liga para isso, não. Você está acima de picuinhas - eu pensava.

-O quê? Perder tempo com besteira? Discutir por causa de migalhas é coisa de otário - eu pensava.

-Isso? Mas isso é tão pequeno! Mantenha o foco na floresta e não nas árvores. - eu pensava.

Mas pensava errado.

Quem insinua que você hesita, firma a convicção de que você não passa de um bunda-mole.

Quem vê você deixar passar as picuinhas, também acha que você deixará passar qualquer coisa.

E se você não discutir as migalhas da vida, corre o risco de só ter grandes filósofos com quem conversar, no hospício.

Por último, e não menos importante, com o foco na floresta, você vai topar numa árvore, com certeza.

Não espere respeito de quem não te trata com o devido respeito. Em geral,o desrespeito parte da pessoa que deseja que só você, o otário, seja condescendente, sem o ser nem um pouquinho.

Mas também não aporrinha. Se você vacilou, levante o braço e assuma a culpa, foi você, mesmo, pô, foi mal, prometa que vai melhorar, vai consertar e coisa e tal. Mas jamais, nunca, em tempo algum, permita, sem protesto, que alguém insinue falhas e omissões da sua parte. Porque esse alguém só espera a sua condescendência, o seu dar de ombros, para justificar, ainda que irrefletidamente, o péssimo tratamento que já lhe concede. E se você deixar passar, da próxima vez, a ofensa será maior.

Um comentário:

Mwho disse...

"E se você não discutir as migalhas da vida, corre o risco de só ter grandes filósofos com quem conversar no hospício."
Genial!!!

Frase do dia