segunda-feira, 29 de abril de 2013
O futuro como antigamente
Jessica Pare Mad Men - Zou bisou bisou
Fomos assistir Oblivion, filme de ficção científica estrelado pelo Tom Cruise. Minha mulher tinha preferido um outro filme, sobre um jogador de futebol que se apaixona.
_O quê? Você quer que eu assista a um filme sobre um jogador de futebol que se apaixona? Mas nem amarrado eu saio de casa pra ver isso! Como se chama? O romance do jogador de futebol americano? Amei uma bola? Rá,rá! Não senhora, vamos ver um filmaço de ficção científica, cheio de efeitos especiais, um filme que custou o PIB de um país do Caribe só em ambientação e figurinos, nem os mensaleiros conseguiram roubar tanto dinheiro! É esse que eu quero ver.
_Ficção científica é muito chato - disse a minha mulher.
_Esses filmes futuristas são sempre uma projeção do presente. E eles também inspiram as pessoas a comprar um monte de badulaques. Parecem comerciais de Marlboro em Portugal, nunca se venderam tantos cavalos.
_Vamos ter de tirar no par ou impar - ela disse.
Eu ganhei. Tive que trapacear, é verdade. Mas ela não percebeu. Ou percebeu e deixou pra lá. Chegamos um pouco em cima da hora, tinha uma longa fila para a pipoca, mas conseguimos bons lugares. Fazia tempo que não ia a filme tão lotado. Vimos alguns treilers, inclusive aquele que conta a história do Renato Russo.
_Será que ele sabia que seria tão famoso? - disse a minha mulher, bem baixinho.
_Acho que sim. Acho que ele se achava predestinado a ser grande. Todas as músicas dele são meio pomposas, não é mesmo? Mesmo assim eu gosto muito - eu disse.
Começa o filme com o Tom Cruise e daí a pouco minha mulher me dá uma cotovelada.
_Essa não! - ela disse.
_O que foi? O que foi?
_Eles estão em 2077 e é tudo anos 60, o homem vai trabalhar fora, a mulher é que faz o jantar - ela disse.
_É mesmo - eu disse.
E acabei ficando o resto do filme pescando os clichês. Estavam lá, todos eles. No final, tive que reconhecer que saí de casa para ver o filme do romance do astronauta.
_Mas os efeitos especiais também foram superlegais - eu disse, puxando brasa para minha sardinha.
_É, mas aquele parecia o avião do Sportacus- disse minha mulher.
_Quem é Sportacus?
_Aquele atleta do bigodinho de Lazy Town.
_Putz! É mesmo!
_E o ET? Pô, parece o olho vermelho do HAL, do filme do Kubrick.
_É, é igualzinho ao computador de 2001, uma odisséia...
_E aquela piscina espacial? Onde foi que apareceu uma piscina com fundo de vidro? Vai me dizer que você gostou da motoca elétrica? E o vôo a toda velocidade no cânion? Igualzinho a Guerra nas Estrelas? Sentiu a força? E aqueles óculos escuros? Credo! O Tom Cruise não usava desde Top Gun, achei que o Charlie Sheen ia aparecer também...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário