sexta-feira, 19 de abril de 2013

O ponto mais baixo da existência



If Humans Crossed the Street Like Animals

No livro "Da mão para a boca", Paul Auster identifica o ponto mais baixo da sua existência. É uma passagem curta. A denominação é exatamente esta: o ponto mais baixo da existência. Ele fala de um período da vida em que não tem dinheiro, não tem emprego, não consegue escrever e está um pouco desesperado. De repente ele tem a idéia de criar um jogo de baseball de cartas. Ele passa algumas semanas no projeto e consegue inventar o tal jogo. É uma idéia mirabolante. O baseball é o esporte mais popular da América e ele está convencido de que o projeto pode dar certo. Um tio acha o jogo interessante, conhecidos elogiam a iniciativa, afirmam que ela tem viabilidade econômica e ele acaba indo para uma Feira de Jogos numa grande cidade norte-americana para tentar vender o baralho. Ao entrar no enorme centro de convenções da feira ele percebe que aquilo não tem o menor cabimento. Ele sente que ninguém irá se interessar pelo jogo que inventou. Mas mesmo assim já possui uma entrevista agendada por meio de alguém conhecido e não pode se dar ao luxo de simplesmente voltar pra casa. De terno e gravata, carregando o baralho de baseball numa caixa de charutos, ele entra na salinha de divisórias para a sua reunião de negócios.

"Não houve conversa fiada, amabilidades nem perguntas. "Mostre o que você trouxe", disse ele, secamente; abri a minha pasta e peguei a caixa de charutos. Seus olhos brilharam de desprezo. Era como se eu lhe tivesse entregue um cocô de cachorro, pedindo-lhe que cheirasse."

Paul Auster tenta mostrar o jogo, mesmo sabendo que o sujeito não está interessado e que o desfecho não será agradável. Sessenta segundos depois o sujeito lhe estende a mão e o manda sair da sala. Enquanto arruma as cartas e as coloca de volta dentro da caixa, Paul percebe que ali, exatamente naquele momento, está vivendo o seu Everest invertido. Ele ainda insistiu com o projeto e passou por mais uma série de constrangimentos por causa do seu Action Baseball. Por fim, desistiu do baralho e também de inventar jogos.





Nenhum comentário:

Frase do dia