sexta-feira, 26 de abril de 2013

O filtro



Fun - We Are Young (Acoustic)

“Por que lembrar um detalhe como esse agora? Não há razão, nenhuma razão em que ele possa pensar, a não ser o fato de que razão e memória estão quase sempre em conflito(...)”(Paul Auster, Sunset Park, pág. 142, Cia das Letras, 2012)

Os telefonemas comerciais costumam nos encontrar em momentos bem inadequados. Os exemplos são inúmeros, um amigo meu na Bahia tentava se proteger de um tiroteio quando o celular tocou. Era uma promoção imperdível de um campeão de audiência. Agachado atrás de um fiat 1998, vermelho, ele recusou educadamente, com medo de uma bala perdida. Quem nunca foi interrompido no meio de uma discussão por uma tentadora oferta de proteção anti-vírus da sua provedora favorita de internet? Quem nunca parou o bife à parmegiana na metade para recusar o pedido daquela legião de benfeitores? E, não poderia faltar, quem nunca perdeu as estribeiras com a mulher do filtro de água?

_Mas o seu filtro está vencido, meu senhor!

_Não, não, ele está perfeito.

_Mas aqui diz que o senhor comprou o filtro já tem mais de oito meses. Depois de seis meses os fungos começam a aparecer...

_Não tem fungo nenhum na minha água!

_O senhor vai colocar a vida da sua família em risco? Vai?

_O quêê?

_Nunca ouviu falar de bactérias? Germes?

_A senhora é uma terrorista! Eu não quero comprar filtro! Aliás, eu quero muito comprar filtro, mas jamais vou entrar na sua loja! Hoje mesmo vou comprar dois filtros e passar aí na sua lojinha e mostrar pro seu gerente que eu não comprei os filtros aí por sua causa, e que eu nunca, nunca, nunca na minha vida vou comprar filtros nessa loja, nem eu nem meus amigos, vizinhos e parentes... alô...desligou.

_Nossa, benhê, fosse quem fosse, não precisava berrar assim.

_Era a mulher do filtro.

_Ah, bom, essa eu também não aguento. Na semana passada ela disse que nossa água devia estar cheia de giárdias e nematóides.

_Putz!

_E eu pedi para que ela apagasse o meu nome do registro.

_Ela deve ter apagado o seu nome, mas não o meu.

_Eles nunca vão apagar seu nome porque você já caiu nessa conversa.

_Eeuu?]

_É, você, sim, senhor. Assim que a gente se mudou para o velho apê.

_Mas isso já faz muito tempo.

_Eles têm seu nome no computador. Deve ter uma marquinha de "VAI QUE COLA" no seu nome.

_Pô, também não precisa esculhambar, amor.

_Vai ver é uma cor. Os caras que compram são marcados em laranja na planilha. Eles ligam três vezes por semana até você se distrair e comprar.

_Comigo não vai funcionar de novo.

_Ou então eles fazem isso com todos os homens. A grande maioria é marido distraído, que cai logo na conversa da vendedora. Homem é tudo meio bobo com as coisas de casa.

Ela continuou falando mas deixei de prestar atenção. Eu estava de olho no copo, olhando na contra-luz, com cuidado, só pra ter certeza de que não veria um bichinho qualquer vibrando um cílio ou botando o probóscito pra fora.

_Benhê, benhê, é pra você.

Era um cara oferecendo cartão de crédito.














Nenhum comentário:

Frase do dia