segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dois trechos de "Sobre a verdade"



Latasha Lee & The BlackTies- So Blind

"Realmente não podemos viver sem a verdade. Precisamos da verdade não só para entender como viver bem, mas para saber como sobreviver. Além disso, ela é algo que dificilmente deixamos de notar. Portanto, somos obrigados a reconhecer, pelo menos implicitamente, que a verdade é importante para nós; e, por conseguinte, também somos obrigados a entender que a verdade não é um traço de fé em relação ao qual podemos nos permitir a indiferença. A indiferença não seria apenas uma questão de imprudência negligente. Logo se revelaria fatal. Assim, na medida em que apreciamos sua importância para nós, não seria razoável que nos permitíssemos nos abster de querer a verdade em muitas coisas ou de lutar para conquistá-la."

O trecho acima é da página 43 de um livrinho lançado por aqui em 2007, chamado "Sobre a Verdade", do Professor Emérito da Princeton University, Harry G. Frankfurt. Em 2005, o respeitável professor nascido em 1929, ficou milionário com o seu mega-best-seller "On Bullshit". Curiosamente, ou talvez não, o livrinho sobre a verdade não vendeu tanto quanto o outro.

"Sem a verdade, simplesmente não temos opinião sobre as coisas, ou a nossa opinião está errada. De uma maneira ou de outra, não sabemos em que tipo de situação nos encontramos. Não sabemos o que se passa, seja no mundo ao redor, seja dentro de nós mesmos", escreve Frankfurt, na página 68.










Nenhum comentário:

Frase do dia