quarta-feira, 17 de abril de 2013

O acontecimento do não suposto



Modern English - I Melt With You

Ontem choveu muito e o piscineiro não apareceu. Estabeleci uma correlação entre as duas coisas, o Adailton não apareceu porque ninguém entra na piscina debaixo de chuva, e se ninguém vai usar a piscina, ela não precisa estar limpa. Um raciocínio simples e lógico. Até mesmo eu que sou um sujeito supercomplicador de raciocínios consegui pensar nessa linha reta e, portanto, imaginei que esse era um bom motivo para não se aparecer no dia do serviço. Na minha cabeça confusa, suposição muitas vezes vira acontecimento, parece anúncio de façanha do governo no jornal.

Hoje também choveu forte, o que me deixou bastante irritado. Não por causa da chuva, eu adoro chuva. Mas porque eu demorei pacas e quando finalmente corrigi os estragos que a chuva havia feito no teto e na parede da sala, as chuvas acumuladas provocaram nova infiltração e todo o serviço que eu havia demorado semanas para realizar foi perdido. Eu ainda estava amaldiçoando goteiras quando toca a campainha e é o Adailton, o piscineiro. Ele é muito falante de vez em quando, mas ultimamente tem ficado bem calado.

_Muito bonito, hem - eu disse, logo que abri o portão - não apareceu ontem só por causa de uma chuvinha?

Foi uma provocação barata, choveu horrores.

_Não foi nada disso, Seu Careca. Tive que ir para o hospital - disse o piscineiro.

_Hospital? Está doente? Está com dengue? Metade da cidade está com dengue!

_Não, não, está tudo bem, graças, fui levar a minha mulher para o hospital.

_Ela trabalha em hospital?

_Não.

_Mas se está tudo bem com vocês e ela foi para o hospital, quem é que está doente?

_Quem falou em doença?

_Você não disse que foi para o hospital?

_Fui, ué, fui sim. Fui levar a minha mulher.

_Bom,está tudo bem, você não está doente, sua mulher não está doente, nem você e nem ela trabalham no hospital...Então vocês foram visitar alguém?

_Vixe, não senhor. Não foi visita, não.

_Então vocês foram fazer o quê no hospital? - eu disse, irritado. Estou sempre irritado quando chove e minhas paredes ficam com a pintura estragada.

_Nós não fomos fazer nada. Eu só fui deixar a minha mulher.

_Ah, e você só deixou ela no hospital ou você entrou com ela de acompanhante?

_Tem que entrar, Seu Careca. Tem que entrar.

_Sei. E você acompanhou a consulta inteira, ficou lá até o fim?

_Bem que eu queria, mas eles não deixam. Além disso tive que voltar pra casa, as crianças não podem ficar sozinhas.

_Ué, e como a sua mulher voltou pra casa?

_Ela não voltou ainda, só hoje é que vai voltar.

_Sua mulher está internada no hospital? E você ainda diz que está tudo bem?

_Está tudo bem, tudo ótimo.

_Caramba, não entendo mais nada. Sua mulher passa o dia e a noite no hospital e está tudo bem?

_Sim, correu tudo bem. A criança nasceu saudável.

_Você teve outro filho?

_Não, foi minha mulher.

_Meus parabéns.

_Muito obrigado.

Depois eu perguntei qual era o sexo da criança.

_É uma menina - ele disse. É uma linda menina!

Mas não consigo dizer se ele estava preocupado ou não. Seja como for, ele não estava pulando de alegria. Depois que limpou a piscina ele saiu carregando as suas tralhas.

Nenhum comentário:

Frase do dia