segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ronda



Ahmad Jamal & Yusef Lateef

A seca chegou para ficar. O jardim está um pouco seco, molho as plantas dia sim e dia não. O gramado está ralo e amarelado. O limoeiro fica perto da horta e está ainda bem verde e cheio de limões. Todos os dias recolho uma dúzia de limões que caíram durante a noite. Ganhei dois abacates no domingo. Terminei de pintar de vermelho as duas cadeiras que comprei na venda de garagem. Ficaram bonitas. O plástico funcionou, apesar da grande quantidade de tinta que eu derramei, só ficou uma pequena mancha no chão. Saiu fácil com um solvente. Ainda não consegui terminar a mesa que estou fazendo. Tentei montar um velho pc para a oficina, um computador com windows 95. Tem uma tela sony syncmaster de 20 polegadas. É um trambolho superpesado. Mas a fonte está queimada, só descobri depois de tudo ligado. Encontrei fusíveis de 5 e 10 amperes. Com isso consegui recuperar três réguas de tomadas que estavam dentro dos armários. O tempo passa rápido e voando. Tenho tantas coisas pra fazer que às vezes não sei por onde começar. Tudo é importante, mas o mais importante é agora, quando escrevo.

Onde eu moro existe uma equipe de motoqueiros que quase sempre passam pela rua durante a noite. Outro dia esse sujeito apareceu no portão da frente, querendo falar comigo sobre essa ronda. Jânio. O nome do sujeito era Jânio. Esse cara é bem grande. Fico parecendo um menino perto dele. Ele apertou a campainha e disse que queria conversar.

_Espero contar com a sua colaboração - disse Jânio.

_E com quanto as pessoas costumam colaborar? - eu disse.

_Uns 40, 50 reais. Mas tem gente que dá 100 reais, porque acha que o trabalho é bem feito. O senhor acha que nós fazemos um trabalho bem feito?

_Super. Vocês têm um carnê ou algo parecido? - eu disse.

_Não. É uma contribuição voluntária, a gente não fica cobrando - disse Jânio.

_De jeito nenhum. Mas estou sem dinheiro agora, tem algum problema?

_Eu vou deixar o recibo com o senhor.

_Não precisa.

_Faço questão. Coloco qual valor?

_Olha, eu não disse que ia dar dinheiro.

_O senhor não vai contribuir?

_Eu não disse isso. Eu vou conversar com os vizinhos e ver com quanto eles estão colaborando.

_Aqui nessa rua todo mundo dá 50 reais.

_Vou checar com os vizinhos.

Um comentário:

JGould disse...

humm! Uma mistura de "Yakuza e Camorra" que vende proteção e proliferou pelo bráseo à fora!

Frase do dia