terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eram todos mequetrefes



Dukes of WIndsor - It's A War

Os advogados milionários dos mensaleiros não estão conseguindo dar nó em pingo d´água. As defesas apresentadas são mequetrefes como alguns clientes. Tiveram sete anos para preparar os discursos, mas alguns nem conseguiram usar todo o tempo permitido para a leitura dos alfarrábios.

Enquanto isso, Demóstenes canta "Let me try again" para os colegas advogados em restaurante, carta da Human Rights Watch alerta que a entrada da Venezuela no Mercosul é uma violação a protocolo internacional, a Petrobrás registra um prejuízo bilionário, os policiais começaram hoje e os professores das universidades completaram 80 dias em greve, a mulher do bicheiro se cala na CPI, Caetano faz 70 anos, as seleções de futebol masculino e de vôlei feminino avançam nas olimpíadas...

Eu não leio tanta notícia assim. Mas fica na minha cabeça as frases dos advogados desqualificando os próprios clientes, chamando-os de mequetrefes, de pessoas sem importância e, portanto, de esparros que só cumpriam ordens. Eram todos uns manés sem-vergonha, só porque foram mandados. Sacaram milhões de reais em espécie(causa-me espécie!)e distribuíram para a base alugada.

É tão impressionante. Os advogados desqualificam os próprios clientes e os viram e reviram do avesso. O manda-chuva não manda. O negociador não sabe fazer conta, na sua aritmética política(é especialista) qualquer conchavo serve para a vitória. O tesoureiro só cuida de dinheiro que não se contabiliza. O publicitário não faz publicidade do que faz nem para o próprio sócio que, por sua vez, acha que o amigo careca tem uma árvore de dinheiro.

A coisa é surreal. O publicitário é quem empresta dinheiro para o tesoureiro. O negociador concorda mas assina sem ler. O manda-chuva diz que essa não passou por ele. O sócio do publicitário não sabe de nada. A agência era um sucesso. Fizeram tanta propaganda, mas tanta propaganda, que ninguém nunca viu e não se lembra de nenhuma. E, por fim, é o publicitário que tira do próprio bolso para dar ao tesoureiro. Mas para isso, o pobre publicitário é quem contrai empréstimos em bancos. Todo o dinheiro, é lógico, deveria ser gasto com o maior controle e rigor, mas não é nada disso que acontece. Milhões foram sacados aos maços e malotes na boca do caixa. Bastava um bilhetinho, um telefonema ou um e-mail de um mequetrefe com o nome da pessoa que iria pegar a bufunfa na agência, principalmente na agência em Brasília.

Nesta terça-feira, os mequetrefes que usavam até carros-forte para distribuir maços de propina aos homens e mulheres de colarinho branco foram ainda mais achincalhados. Mas é de mentirinha. Depois eles recebem e-mails dos clientes satisfeitos, esquecidos das afrontas dos defensores.

É preciso punição severa para os mequetrefes e muito severa para seus chefes. Só assim haverá justiça.




Nenhum comentário:

Frase do dia