terça-feira, 28 de agosto de 2012

As aparências



Goodfellas - Copacabana Nightclub

Um vizinho na minha rua está reformando novamente. Nesse período em que estamos de casa nova, pouco mais de um ano, não me lembro de ter visto aquela casa com a frente totalmente desimpedida. Há sempre uma caçamba de entulho sobre a calçada. Do lado de fora não se percebe nenhuma mudança, por isso só posso presumir que o vizinho esteja se preparando para uma hecatombe nuclear com um profundo e tenebroso porão.

A vizinha do meu lado direito tem um gato. O antigo morador da casa tinha um pastor alemão que não gostava de gatos. Um dia os dois se encontraram e o cachorro arrancou o rabo do gato. Quando eu me mudei, essa vizinha perguntou se eu tinha cachorro. Eu apontei para o Rafa.

_Só isso? - disse minha vizinha.

_As aparências enganam. Debaixo desse monte de pelos se esconde um caçador violento e impiedoso. Rafa não perdoa - eu disse.

Mas o Rafa resolveu estragar tudo e se aproximou da vizinha balançando o rabicho.

_Ele é bravo?

_Demais da conta. Pra senhora ter um idéia, por mim eu chamava esse cachorro de Arranca Dedos, mas minha filha não deixou.

Aí o Rafa começou a lamber a mão da vizinha, ainda balançando o rabo.

_Sei - disse a vizinha.

Foi então que ela contou o que tinha acontecido com seu gato.

Meu vizinho do lado esquerdo não tem animal de estimação. Ele cria orquídeas. E estuda clarineta, ou oboé, algum instrumento de sopro que nunca vi. Passa horas ensaiando clássicos da música popular brasileira. Uma vez pediu desculpas porque havia chamado um monte de gente para visitá-lo e tocar chorinho.

Meu vizinho da frente trabalha muito. Ele, a mulher e dois filhos saem bem cedo e só voltam à noite. Quase sempre esquecem o portão da garagem aberto. A polícia para em frente e liga a sirene.

Nenhum comentário:

Frase do dia