sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Levandóvisqui, o pior dos xingamentos



Bob Dylan - Shelter From The Storm

_Seu Levandóvisqui! - disse o menino.

_O quê? Repete, se for homem!

Os tempos são diferentes e difíceis. Onde eu moro não existem crianças na rua, elas estão dentro de casa ou em alguma atividade curricular ou extra-curricular. Os amigos da escola vivem pingando de casa em casa nas tardes em que não possuem atividades. Todas as crianças estudam inglês e praticam pelo menos um esporte. Alguns estudam música. Dá trabalho, custa caro, exige uma logística complexa, muita gasolina e disposição.

Aqui em casa procuramos organizar uma rotina. As crianças podem ir para a casa de um amigo uma vez por semana. Em geral, minha filha usa a segunda-feira para visitar uma amiga ou um amigo, ela não faz distinção de sexo em suas amizades. Meu filho costuma visitar amigos às sextas-feiras, seu único dia sem atividade extra. Não me lembro dele ter visitado meninas. Por causa do tombo que levou na escola na quarta-feira e da dor nas costas(quase esquecida), hoje meu filho trouxe dois amigos para brincar aqui em casa. Os meninos disputam quem fala mais e mais alto o tempo inteiro, cada um querendo fantasiar mais que o outro. Há sempre uma bola batendo, um pedaço de pau virando espada, cutucões, empurrões e, de vez em quando, um ou outro tenta derrubar algum desavisado. Tudo isso faz parte da rotina e eu procuro não interferir, bancando o bedel. Mas sempre deixo claro que não gostamos de gírias e nem de palavrões.

Por isso foi com surpresa que escutei o palavrão no final da tarde.

_Opa, opa, opa, palavrão não pode. Quem foi?

Tinha sido meu filho. Ele levantou a mão, se auto-acusando e pedindo desculpas. Na hora eu repeti que não gostamos de gírias e palavrões, véi. À noite, quando estávamos só eu, ele e a minha mulher, eu disse o seguinte:

_Filho, xingar os outros não é uma coisa boa. É muito ruim. E xingar de Levandóvisqui é ainda pior, porque ofende a mãe do sujeito. Ninguém nunca sabe qual será a reação de uma pessoa a um xingamento. Tem gente que fica agressivo, briga, bate e até perde a cabeça e comete um crime grave. Xingar não é bonito e faz a gente se sentir mal. A gente se sente bem fazendo coisas boas e dizendo coisas boas. Dizer coisas más, que fazem os outros se sentirem mal, também é fazer o mal. Aqui em casa nós gostamos de fazer o bem.

Minha mulher também resolveu falar:

_Filho, xingar não resolve nada. É apelação boba. É melhor dizer ou fazer alguma coisa que mude a situação. Se o colega está incomodando, xingar não vai fazer ele parar de incomodar. Pelo contrário, pode ser que a pessoa fique com raiva e incomode ainda mais, só de pirraça.

Nenhum comentário:

Frase do dia