domingo, 1 de fevereiro de 2009

Respondendo pesquisa adoidado



_Aqui estou eu! – eu respondo, sempre que me chamam.
Sempre respondo. Não gosto de deixar pergunta sem resposta. Então respondo até pesquisa de posto de gasolina. É uma mania que eu tenho.

_Você está satisfeito com os serviços que prestamos? – pergunta o questionário do posto.
_Não, o serviço de vocês é uma indecência – eu respondo.

E explico no questionário que os frentistas sempre tentam colocar mais do que a bomba automática já colocou. Que o calibrador nunca coloca a tampinha de volta no pito do pneu calibrado. Que nunca nenhum ser humano oferece uma lavada de pára-brisa, tenho sempre que pedir. E que, desde que um imbecil não fechou a tampa do radiador corretamente no ano passado, fiquei paranóico e agora tenho que conferir pessoalmente se a tampa está fechada.

As moças, geralmente são moças, perguntam no telefone se eu me incomodaria de responder a uma pesquisa. Eu sempre digo que tudo bem, não tem problema. E respondo. As moças ficam felizes, no início.
_O senhor é o fulano de tal?
_Sim, sou eu mesmo.
_O senhor foi selecionado para receber um novo cartão de crédito...?
_Devem estar loucos. Estou devendo até pro barbeiro.
_Er. Um momento senhor. O senhor é fulano de tal, que mora no endereço tal?
_Sim, sou eu, o fulano de tal. Ainda bem que vocês ligaram pra me dar outro cartão. Aquele outro estourou rapidinho...
_...
_Pessoas legais como vocês caem do céu, sabia. Já cansei de pedir dinheiro em banco e nunca me emprestam. Agora, cartão de crédito é diferente. Dá pra usar um tempão, sem pagar nada. Já está gravando, moça?
_...clic.

Os caras, geralmente são homens, das assinaturas de jornais também fazem perguntas. Eles gostam de ser mais informais.
_Por quê você deixou de assinar o Globo/JB/Folha/Estado/Correio/JBSB?
_Ah, eu não deixei de assinar. Foram vocês que pararam de mandar os jornais. Eu assinei todos os que recebi.
_Desculpe, não entendi.
_Vou explicar, preste atenção. Eu assinei o jornal até vocês cancelarem a assinatura. E isso aconteceu porque cortaram o meu cartão de crédito. O que é um absurdo. Sou um cidadão como outro qualquer. Não é porque deixei de pagar umas contas que tenho menos direito à informação do que...
_...clic.

Por último, tem a pesquisa de opinião sobre o governo. Sempre ligam para mim. É sempre uma voz assexuada, mais profissional e mecânica. Parece uma maldita gravação.
_Prezado senhor, esta é uma pesquisa de avaliação da atual administração ...
_Sim, eu acho esse governo muitcho bom. Esse homem é bom demais.
_Mas eu ainda não perguntei nada, senhor.
_Você tem o celular dele? É que eu tenho um primo que está precisando de uma colocação, sabe? Sabe fazer o serviço de escritório, tem experiência...
_...clic.

6 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Boas sugestões!
Que tal escrever um manual de auto-ajuda contra o telemarketing?
Eu compraria!

Anônimo disse...

Puxa, Careca, você me deu sugestões muito boas para responder pra esse povo chato do telemarketing... Aqui eu tenho de explicar 20 vezes que o lugar em que trabalho já assina o Estadão e não tem sentido eu também assinar o jornal em casa, se posso ler o bendito, de graça, no serviço. Eles ainda acham que podem me dar uma solução mais inteligente do que essa. Fora que jornal e pastel de feira é tudo igual. Lê Folha e Estadão dá quase no mesmo hoje em dia. Abração!

Careca disse...

Mwho, é uma boa idéia. Talvez fosse melhor disponbilizar para download gratuito. Vou fazer.

Careca disse...

Janaína, os jornais estão mesmo mais parecidos e menos independentes, mais maleáveis a pressões de grupos econômicos. Não sei qual é a solução.

Anônimo disse...

A melhor tática é dar uma de carente-tarado-pervertido e cantar a atendente. Nunca mais ligam!
Mico Jegue

Careca disse...

Mico, as atendentes que se cuidem!

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