quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um modelo de futuro diferente

Outro dia fiz uma busca de imagens na Internet sobre o futuro. E é gozado como é velha a nossa imagem de futuro. Quase tudo remonta a Júlio Verne. E.R. Burroughs(Tarzan e John Carter no Planeta Marte) e Metrópolis. Ali estão elas, as cidades gigantes verticalizadas, sem um pingo de verde, com intenso trânsito de máquinas voadoras e sem lugar para nós, formigas humanas. Só nos resta o subterrâneo, as catacumbas, o lodo e a lama.

Também é velho o nosso imaginário do pós-apocalipse. É quase sempre a mesma coisa. Depois de esgotarmos o planeta, estaremos em guerra. O repovoamento é quase impossível, porque uma nova espécie surgiu para suplantar a raça humana. Além disso, somos incorrigíveis. Tratamos de detonar o planeta rapidinho.

Não me lembro de jamais ter lido uma ficção futurística que não fosse apocalíptica. Tudo bem, os escritores estão cobertos de razão, o futuro não promete ser muito cor-de-rosa. Mas, pô, isso tem que ser unanimidade? Se existem ficcionistas polianas, por quê não existem ficcionistas futurísticos polianas? E repare que há décadas que estamos nesse baixo astral para o porvir.

A verdade, como já disse o Renato Russo, é que o futuro não é mais como era antigamente. Bem muito antigamente. Quando ainda se falava em terra do leite e do mel e isso nos bastava. Exatamente na época em que os caras que falavam isso, se escondiam em catacumbas. Gozado, né?

O mais estranho dessa espécie de ciclo, é que volta e meia, a gente lê uma história metida a futurística onde o sujeito volta para o passado pré-histórico. E lá nos confins do passado, algo que veio do futuro nos levará para a nossa caminhada histórica de seres humanos.

Super-clichêa. O neanderthal que passa por uma dobra temporal e chega ao presente. O sujeito que veio do futuro e ninguém acredita, passa por maluco metido a profeta, a Cassandra incapaz de deter o que está escrito nas estrelas.

Uma vez, li numa história em quadrinhos do Superpateta que a história é imutável. Achei super-legal. O Pateta comia uns super-amendoins e voltava para o passado. Mesmo sendo Super, ele se machucava o tempo todo, pois sequer as folhas da grama ele poderia curvar, no passado. Nesse mesmo gibi, o Superpateta ia para o futuro. E lá era o contrário. O futuro era totalmente inconstante. Onde havia floresta, no instante seguinte, era cidade. Rios secavam num piscar de olhos. Até o super começa a ficar mole, a bambear e a se dissolver, feito uma onda eletromagnética. Tudo era instável, pois o futuro é só uma possibilidade intangível entre zilhões de possibilidades. Pateta só consegue escapar porque um superamendoim germina milagrosamente rápido no futuro.

Até hoje tento encontrar essa história fantástica em sebos de quadrinhos. Em poucas páginas, o personagem de Walt Disney moldou a minha idéia de futuro numa algazarra de possibilidades infinitas. Nós seres humanos, somos iguais ao cachorro Pateta. Teremos sorte se encontrarmos alguns amendoins pela frente.

10 comentários:

leila disse...

grande!

Paulo Bono disse...

sei lá, Careca.
Há pouco tempo ano 2000 era futuro.
e era o fim do mundo e tal.
e não é nada disso.

Ane Brasil disse...

Sinto lhe dizer mas "os nossos filhos serão mutantes/queria tudo como era antes/o sol nunca mais vai brilhar/aqui dentro do abrigo nuclear"
Nunca tinha pensado nisso... é mesmo, ou o futuro é total High Tech ou total desgraça.
E, de um lado ou de outro 'tamo lascado.
Sorte e saúde pra todos!

Anônimo disse...

Careca, acho que pensamos que o futuro será negro porque temos a acreditar que o fim é igual ao começo. E o começo da Terra era aridez, fogo, falta de oxigênio etc. Bem, a vida é assim: a gente nasce sem dentes, dependendo dos outros, usando fraldas, e morremos sem dentes, dependendo dos outros e, muitas vezes, usando fraldas... Não sei se curte filmes blockbusters, mas "O Curioso Caso de Benjamin Button" fala um pouco disso. Mesmo que invertidos os tempos, começamos e terminamos da mesma forma. Abração!

Mwho disse...

Careca, minhas previsões para o futuro:
- o mundo vai começar a esfriar!
- o petróleo vai encalhar!
- vai crescer mato na amazônia!
- vão parar de fazer reformas ortográficas!
- os psicólogos vão ficar ociosos!
- os médicos idem!

Careca disse...

Leila, nem tanto.

Careca disse...

Bono, vai ver, somos apenas fruto da imaginação de alguém.

Careca disse...

Ane, é pau, é pedra, é o fim do caminho.

Careca disse...

Janaína, dependemos dos outros a vida inteira. Mesmo Crusoé precisou de um Sexta-feira. Tom Hanks precisou de uma bola furada. É, acho que gosto de blockbusters...

Careca disse...

Mwho, não desperdice o seu talento de futurólogo. A megasena está acumulada...

Frase do dia