quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cunhambebe



A primeira impressão
Em toda a minha vida, sempre causei uma péssima primeira impressão. Quase sempre também causo uma péssima segunda impressão. Lá pela terceira, a coisa começa a melhorar ou piora de vez. Às vezes eu colaboro para a impressão ruim que causo. Tenho um gênio difícil. Às vezes tento corrigir, o que só piora as coisas. E, por fim, muitas vezes fico simplesmente desinteressado em melhorar ou piorar a impressão. Seja o que tiver de ser. Quem viver, verá. Maktub.
_Catatuia! – eu digo, bem alto.

Cunhambebe, o canibal
Quando eu era menino, ouvi falar pela primeira vez da Confederação dos Tamoios. Depois, ouvi falar de Tibiriçá. Érico Veríssimo o trata como herói em série de livros para crianças. Mas aí, passou um tempo, ninguém mais falou disso. Outro dia encontrei na estante um livro do Antônio Torres, sobre Cunhambebe, o maior dos guerreiros tupinambás do Brasil dos anos 1500. Esse índio fez gato e sapato dos portugueses no Brasil colonial. E nesse livro, Tibiriçá não é flor que se cheire, é um traidor. Mas em Hans Staden, até Tibiriçá é legal. Cunhambebe é que não é traçado com elogios.


A importância de ser Ernesto
Não sei quase nada da história desse país. E meus heróis brasileiros, conto nos dedos. Acho isso muito ruim. Faz parecer que só demos mancada, desde a descoberta. Faz parecer que há algo errado neste país tropical, algo entranhado nas veias do povo, que vem da terra. Me recuso a acreditar nisso. Aqui tem coisas boas e tem coisas ruins. E acredito que existem mais coisas boas do que ruins.

Trote
Vejo os meninos rirem de um desenho animado que mostra um coelho levando um trote de monstro azul. Eu também acho engraçado. Mas nunca achei trote muito engraçado. Na verdade, acho que não gosto de trapaças, de enganações.

Os malas de TI
No trabalho, um amigo meu me perguntou um dia como eu fazia para ser bem atendido pelos caras da tecnologia da informação. Eu não escondi a minha surpresa.
_Bem atendido? Esses caras são uns malas sem rodinha. Demora pelo menos uma semana para que um chamado meu seja atendido.
Um dos caras de TI ouviu. Passou a demorar um mês para que atendessem a um chamado do papai aqui. Tentei reverter a situação. Fiquei no corredor, na tocaia. Quando os caras de TI chegavam perto eu falava alto que os “caras de TI sabem o que fazem”. Não colou. Eles perceberam a impostura. Hoje, depois de um mês e meio da abertura de chamado, fui atendido. Mesmo assim, não consegui acesso ao banco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parodiando Capitão Nascimento, Careca, tu és um otimista! rsrsrs Como é que você encara um país que coloca um construtor de castelinhos na corregedoria da Câmara, tira o cara por causa do castelinho e boto o Ah-Ce-eMezinho no cargo como um lugar que tem mais coisas positivas??? Afe! rsrsrs Abração!

Careca disse...

Janaína, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá. Abção,

leila disse...

vi lá na wikipedia, o tibiriçá foi aliadinho dos portugueses. o cunhambebe era gago, tinha 2 metros de altura e era amigo dos franceses. o hans staden foi prisioneiro dele. ah, e parece que foram 2, cunha pai e cunha filho

Frase do dia