quinta-feira, 21 de março de 2013

O sofrimento dos anos 80



Jerry Lewis - Count Basie Orchestra

Uma das melhores coisas para fazer junto com as crianças(8 e 9 anos) é uma sessão de cinema com um filme velho, mais ou menos do tempo em que você achava que também era criança. Ontem, para estrear um cabo novo do IPAD, as crianças escolheram Ghostbusters no Netflix. No meio do filme, três coisas chamaram a atenção das crianças: a qualidade das animações, as tvs e os cigarros em cena.

_Pai, esse filme deve ser muito antigo! Não dá para ter medo desses monstros!

_Pai, as tvs eram caixas quadradas. E as telas eram ovais!

_Pai, eles fumam! Não pode! O cigarro faz mal!

Ghostbusters é uma comédia de 1984. Menos de trinta anos, não faz tanto tempo assim, eu quero acreditar. Mas faz. Eu digo a eles que não me lembrava de ter sentido medo daqueles monstros. O filme é uma comédia, os monstros tinham mais é que ser engraçados. Por isso tem geleca em todas as cenas com monstros.

_Pai, achei meio nojento. E geleca é meio sem-graça.

_Pai, eu achei tosco.

Sobre as TVs, eu contei que a maioria delas era em preto e branco quando eu comecei a ver TV. E eu só comecei a ver TV depois dos oito anos de idade. No interior era preciso ter uma antena muito alta para pegar um bom sinal, em torres e barras meio improvisadas sobre os telhados. As antenas viviam sendo derrubadas pelo vento e quebrando. As crianças disputavam os pedaços de antena. Nós fazíamos guerras de zarabatanas com as aletas de alumínio, que era sopradas com toda força. Mudei de assunto quando começaram a perguntar se poderíamos fazer uma guerra daquelas qualquer dia.

_Paiê, nós temos antena?

_Podemos fazer uma zarabatana?

_Me ensina a fazer um canudinho?

Sobre os cigarros, eu disse que eram os anos 80, e que também fumava naquela época, e que é verdade, o cigarro faz muito mal à saúde. Também disse que nos filmes, o cigarro é um recurso de cena. Era muito usado para indicar que uma pessoa estava muito nervosa, com muito medo, ou para dizer que estavam relaxando depois de praticar... exercício. Eles fizeram caretas de desaprovação. Tabaco agora parece ser tabu. Não sei se esse é o melhor caminho.

Numa das cenas os Caça-fantasmas quase destroem um hotel para capturar um fantasma verde, que fazia uma melecada danada por onde passava. Cobram cinco mil dólares do gerente do hotel, que inicialmente se recusa a pagar. O gerente depois muda de idéia quando os caçadores ameaçam soltar o fantasma da armadilha.

_Pai, não é justo, eles causaram um prejuízo muito maior do isso e ainda estão cobrando?! Estragaram o hotel inteiro!

_Essa era a piada, filho. Eram os anos 80.

Apesar das críticas, eles disseram ter gostado do filme. Minha filha disse que gostou da música.

_Pai, a melhor parte foi no final, quando destruíram o monstro.

_Pai, eu gostei das explosões - disse o meu filho.

Em geral, tenho a impressão que meus filhos estão sendo condescendentes comigo. Quando assistimos a filmes velhos juntos, tenho certeza de que agem de forma paternalista, como se eu precisasse ser consolado pela deficiência técnica dos efeitos especiais dos filmes. Seja como for, já está tarde e é hora dos dois irem dormir. Enquanto sobem as escadas, escuto os dois conversando:

_Dá pra acreditar num monstro de marshmellow?

_E aquele cachorro? Dava pra ver que era um desenho animado!

_E as TVs? Umas caixas pequenas!

_Caramba, como as crianças sofriam nos anos 80.


Nenhum comentário:

Frase do dia