quarta-feira, 6 de março de 2013

A pistola de raios cancerígenos de Obama



Elvis Presley - Baby I Don't Care

Daqui a vinte ou trinta anos, talvez um pouco antes ou um pouco depois, um escrupuloso funcionário da Casa Branca exibirá para o mundo a famigerada pistola de raios cancerígenos dos pérfidos agentes ianques de George Bush e Barack Obama. O mundo também conhecerá o canhão de ondas provocadoras de terremoto e tsunami e as provas definitivas de que o capitalismo e o imperialismo foram os responsáveis pela extinção da vida em Marte. Quando isso acontecer, e nem é preciso que seja nessa ordem, ainda assim ficarei de consciência tranquila por não ter me juntado ao coro dos que agora incensam mais um ditador sul-americano que bateu as botas.

É impressionante como muitas pessoas acreditam nas besteiras propagadas pelo chavismo, pelo peronismo/kircherismo e aqui, na selva brasilis, pelo lulopetismo. Impressiona que o bom senso seja sistematicamente colocado de lado quando o assunto remete a qualquer desses ismos. Hoje fiquei bobo de ouvir um monte de analistas dizerem que o recém-falecido foi responsável por grandes transformações sociais na Venezuela. Pessoas, pessoas, hello? Hellooooo? Agora celebramos quando o que era ruim fica pior? Ou a Venezuela se tornou uma terra de oportunidades e há um atropelo de gente de outros países querendo se mudar para lá? Pelo que sei, até pouquíssimo tempo, os visitantes tinham pressa de sair fora porque tinham medo de ferir suscetibilidades. Visitar a Venezuela, me diziam, pode ser constrangedor e muito intimidante. Amigos me faziam relatos incríveis, de funcionários e até ministros que eram demitidos por telefone(nada a ver com o caso de um ministro da educação brasileiro) e humilhados publicamente por terem irritado o presidente (nada a ver com os famosos pitos de uma faxineira). As já frágeis instituições venezuelanas ruíram. Empresários, juízes, jornalistas e qualquer pessoa que ousasse discordar de suas perorações estava arriscado a ser perseguido implacavelmente. Era especialmente arriscado porque Chavez estava em todas. Ele não parava de falar sua arenga repleta de parlapatices, nem mesmo o Rei Juan Carlos aguentou. E olha que suas majestades são especialmente treinadas em bom comportamento e elegância.

A verdade é que a vacina cubana não funcionou e a indesejada das gentes buscou mais um. Quem dera fosse o último das Américas, mas a lista é grande e a burrice generalizada só tem feito aumentar o número dos amantes do arbítrio, da intolerância e do sectarismo.


Nenhum comentário:

Frase do dia