sexta-feira, 15 de março de 2013

O Careca conta a verdade



Empire Of The Sun - Half Mast


Demorei muito para descobrir isto. Não é que seja difícil. Não há mérito nenhum, não descobri nada sozinho. Mas aqui estou eu dizendo isso para você numa boa, sem enrolações: a maioria das pessoas não quer saber da verdade. Não é que gostem de mentiras. Elas simplesmente não querem saber da verdade e adoram se enganar. É mais ou menos como as mulheres que gostam de comprar sapatos. Elas sabem que aquele par de sapatos que custa uma fortuna não será capaz de transformá-las em pessoas melhores. Aquele par de sapatos também não irá propagar para o resto da espécie humana que elas são lindas, maravilhosas, inteligentes e ainda conseguem se equilibrar sobre um salto altíssimo e com uma base minúscula. Nem mesmo se os dedos dos pés estão empilhados e apertadíssimos num bico finíssimo. Não funciona assim: mais desconforto é igual a mais beleza. Mas quem acredita? O auto-engano impera. O auto-engano domina. Eô.

E não adianta perguntar a elas. Aliás, quando alguém perguntar se você quer saber a verdade, prepare-se porque na maioria das vezes, vem mentira por aí. Você quer saber a verdade? Vou te contar. E não contam. Muitas vezes nem é por maldade. É só por isso que não contam: a verdade não é bem-vinda. A verdade é que a verdade não dói, como mentem alguns. A coisa é bem mais embaixo. A verdade é como aquela celebridade que você encontrou por acaso, naquele hotelzinho metido a besta e caro em que você foi passar as férias: meio sem-graça e, sem sombra de dúvida, não merecia aquela badalação toda.

Quer ver uma coisa que é a mais pura verdade? Muita gente comete os mesmos erros várias e várias vezes e os amigos pensam que depois do último, agora vai, finalmente você vai deixar de ser tão estúpido. Mas necas. É como estudar, estudar e estudar. Você aprende, aprende, aprende e nada acontece. Você nunca vai escutar aquele estalo do Padre Vieira na sua cabeça. Pois então. A verdade é simples: você adora errar e acredita que aprende muita coisa com isso. Mas isso é besteira. A única coisa que a gente aprende com os erros é que deveria ter feito outra coisa. Mas o quê? As opções são infinitas.

Quer outra verdade óbvia? É decepcionante não ter notícias dos conhecidos. Quer outra? Nem sempre tomamos a decisão certa. Outras vezes tomamos uma decisão e nada acontece. Algumas pessoas na maioria das vezes tomam a decisão errada. Outras pessoas tomam quase sempre as decisões certas, embora não sejam infalíveis. E muito embora essas pessoas sejam super-racionais, tenham estudado todos os seus passos com cuidado e sofrido muito para finalmente tomar a decisão certa, sempre haverá um Mané para dizer que aquilo tudo não passou da mais pura sorte. Ah, e há também os sortudos.

E quer saber? Talvez os Manés tenham razão. Veja aquela história dos ciclistas que pedalam doidões na contramão nas grandes cidades. Eles não só acreditam que aquilo faz o maior sentido, como têm certeza de que correr o risco de morrer atropelado é uma estratégia eficaz para driblar a lei seca e, ao mesmo tempo, mudar o comportamento de milhões de motoristas que só estão loucos para chegar em casa o mais depressa possível. Parece razoável? Eles dizem que sim. Tenho minhas dúvidas. Deve haver uma maneira mais segura de tomar cerveja.

Uma última verdade: você não tem poder nenhum. Nada. None. Zero. Venha de onde vier, o poder não vem de nós, do interior. Não. Mas isso não vale para o agronegócio.

Espero que isso tenha ajudado em alguma coisa. Mas a quem estou enganando?

Nenhum comentário:

Frase do dia