domingo, 17 de março de 2013

O Careca conta mais verdades



Candy Dulfer - Hey Now

Quase ninguém gosta de jornalistas. Isso acontece porque a maioria das pessoas acha que ninguém deveria ganhar dinheiro para escrever fofocas. Mas isso é fruto de uma visão errônea dos jornalistas. Eles não escrevem fofocas, quem faz isso são os colunistas. Quando eles mesmos inventam as fofocas, chamam isso de opinião. Os jornalistas propriamente ditos escrevem ditados. Fulano disse, Beltrano falou, Sicrano gritou. Há quem defenda a categoria. Eles dizem que os melhores jornalistas sabem fazer boas perguntas. O grande problema é que a maioria não sabe fazer pergunta nenhuma e só quer terminar aquilo rapidamente para ir correndo até o bar mais próximo. Mas eu vou dizer a verdade: os que sabem fazer boas perguntas não têm o menor cuidado com as respostas.

Apesar do que dizem, mesmo não gostando de jornalistas, num primeiro contato as pessoas sempre olham um jornalista famoso com os olhos brilhando, cheios de boas expectativas. A pessoa pensa que finalmente teve a importância reconhecida e que os seus dias de fama, glória, fortuna e orgias estão começando naquele instante. Mas tudo se esvanece quando você descobre que o sujeito quer apenas saber se está no endereço certo. Não. Vá por ali, você diz, e indica o caminho errado para o pernóstico.

Estranhamente, mesmo quando o jornalista não é famoso, o mesmo fenômeno acontece. As pessoas ficam olhando para você com os olhos brilhando, como se um mané com um microfone ou um lápis pudesse abrir-lhe as portas da fama e da fortuna.

Felizmente ou infelizmente, não há unanimidade quanto a jornalistas. Há quem os defenda. Há quem mantenha alguns na coleira. Há quem sustente uma penca com anúncios estatais. Poucos são os que subsistem de forma independente.

Entretanto, em todas as culturas civilizadas, ninguém gosta de economistas. Isso vale especialmente para outros economistas. Vou deixar mais claro: as pessoas não gostam de economistas e economistas não gostam de outros economistas. Existem, é óbvio, economistas que se amam de uma maneira onanística. Entretanto, os economistas vivos costumam gostar apenas de alguns poucos economistas que estejam comprovadamente mortos e não possam mais dizer “ei, eu nunca disse isso que você disse que eu disse.” Uma boa parte dos economistas vivos não tem nem mesmo um pingo de amor próprio, eles gostam apenas do que é definitivamente detestável e imprestável, desde que possam ganhar algum dinheiro com isso. Tenho um amigo que me disse que os únicos economistas confiáveis são os economistas pobres.

_ Eles são muito boas pessoas, mas não sabem fazer quase nada, talvez um cálculo de juros simples. Até aí tudo bem, mas o problema dos economistas pobres é que eles, além de não conseguirem enriquecer ninguém, nem a si mesmos, vivem pensando em encontrar maneiras humilhantes de roubar a riqueza dos ricos. Eu nunca conheci um economista pobre, talvez por isso não confie em nenhum deles. Conheci um monte que é classe média. Os que mentem bem estão muito ricos na iniciativa privada. Os que mentem mal também estão muito ricos, mas trabalham para o governo – ele me disse.

_O que você acha do ministro da economia? – eu perguntei a esse meu amigo que é economista.

_Ele é muito bonzinho. Sem querer mudar de assunto, como você chama uma pessoa que não consegue dar bons chutes? Eu chamo de pereba, mas em alguns países eles chamam de ministro da economia. Rá, rá, rá. Essa é boa, mas é muito genérica. Ainda no mesmo assunto, como você chama uma pessoa que é paga para controlar a inflação mas não dá conta do recado? Acertou quem disse ex-ministro. E como você chama quem demite assessores corruptos e depois convida os mesmos sujeitos para montar uma assessoria?

-Não sei. Cúmplice?

_Em alguns países, o nome é presidente.

Nenhum comentário:

Frase do dia