sexta-feira, 22 de março de 2013

Eu não sou um cara legal



Curb Your Enthusiasm - I'm Not a Cool Guy

O facebook é um perigo, um perigo. Quando você percebe, está completamente viciado em acompanhar o que outras pessoas estão fazendo na rede. Uma das coisas que me deixa mais curioso é a mensagem "Seus amigos não fizeram nada de novo". Como? Tudo bem, eu não tenho tantos amigos assim, fico sem graça de mandar mensagem para os conhecidos pedindo para ser amigo. E se recusarem? E se nem se dignarem a responder? Eu me sinto como um adolescente com vergonha de pedir as meninas para dançar. Além disso, sempre tive poucos amigos, até mesmo o poderoso facebook não seria capaz de me transformar num sucesso social. Então acabei me acomodando com um número de amigos e amigas ainda menor do que a minha kombi de leitores.

Mesmo assim, a mensagem sempre me deixa curioso. Ninguém fez nada, coisa nenhuma? E aí começo a clicar nas páginas de um amigo, de outro, e quando percebo lá estou eu dando palpites onde não fui chamado. É um defeito antigo. Sofro da síndrome dos dois velhinhos do Muppet Show, lembra? Os dois viviam fazendo comentários reducionistas e negativos sobre a turma de Caco, o Sapo. O que você achou do show? Foi uma bomba! Bum! Uma explosão, muita fumaça e os dois velhinhos apareciam balançando as cabeças, meio tostados. Eu adorava. E às vezes eu sinto o mesmo prazer infantil ao navegar no facebook. Caramba, olha o que esse pateta está falando? Mas como alguém pode ser tão imbecil em acreditar nessa lorota? Rá, rá, rá, esse jamanta gosta desse tipo de música? Olha só o filme que esse mané gostou! Quem come isso, meu Padim Ciço? Já pisei em coisas com uma aparência melhor. Sim, eu não sou um cara legal. Penso coisas negativas e acho graça dos comentários do tipo "thanks for sharing". Thanks for nothing! O facebook não desperta em mim o animal social que há em todo ser humano. Ele desperta a besta encrenqueira que consigo reprimir usando pouco o telefone e me mantendo longe da comunicação interativa.

E pronto. Em pouco tempo passa. Devo sofrer de Síndrome de La Tourrette de curta duração, num instante a minha estupidez verborrágica passa. Aí bate o arrependimento. Putz! Pra quê fui abrir a boca? Ou melhor, por quê teclei essa coisa? Eu devia ter ficado na minha. Cacilda! E ainda cometi um erro de concordância. Agora aquele Mané vai pensar que eu sou mais mané do que ele! E essa avalanche de comentários? Por quê eu quero dar palpite numa matéria sobre o uso de uma peruca de bombril num desfile de moda? Onde estou com a cabeça? É possível excluir publicações e descurtir no Facebook, mas nunca tive coragem de fazer isso. Vai que alguém está observando a minha página e percebe que sumiram publicações. E se eu deletar exatamente a publicação que a pessoa pretendia comentar? Não, senhor. Não, senhora. O que foi publicado, foi publicado. O comentado, idem. E assim mantenho as mancadas no ar.

Apesar de tudo, não estou satisfeito com os botões do Facebook. Acho que "Curtir" não esgota tudo o que eu pretendo dizer com click rápido. Por isso, sou favorável à introdução de pelo menos mais dois botões, ao lado do Curtir. Um deles poderia se chamar Tosco, com implicações óbvias para uso. Comitiva gigante para Roma? Tosco. Líder é processado por suspeita de desapropriação irregular? Tosco. O outro botão poderia se chamar Magoei. De cara, esse botão daria margem para manchetes sensacionais sobre a rede social. Ou talvez fosse melhor um botão chamado Xô.

2 comentários:

Helena Rodrigues disse...

Acho que muita gente já deve ter me bloqueado no Face. E quer saber? Eu não estou nem aí. ;)

Adorei o texto.
Me diverti demais!

Beijão.

Careca disse...

Valeu, Helena.
Bj,

Frase do dia