terça-feira, 19 de março de 2013

O Careca e a barriga Bola



Elvis Don't Be Cruel


Está bem, está bem. Já me disseram a mesma coisa várias vezes nas últimas semanas, então sou obrigado a admitir, estou ficando barrigudo. Isso não significa que estou ficando gordo ou mais pesado. Aliás, existem coisas mais terríveis para um homem do que estar acima do peso. Estar desempregado e acima do peso, por exemplo, é bem mais preocupante. Estar desempregado, acima do peso e careca é ainda pior. Não é o meu caso, é claro. Só estou desempregado e um pouco careca, o que é só ruim.

Nessas condições, criar barriga é que é o pior cenário. Ser magrelo com barriga é sinal grave de incompetência. Você não foi capaz de engordar por inteiro. Manter as pernas e braços finos e o tronco oblongo não é muito saudável e pode transmitir impressões erradas para outras pessoas. As mais otimistas começam a pensar que você é muito bom com metas a curto prazo, afinal você conseguiu engordar na linha de cintura. Entretanto, o seu pneuzinho, ou anel de reservas, ou atabaque, ou seja lá qual foi o apelido que você arrumou para a sua barriga(a minha se chama Bola) indicam que você está longe de completar um projeto inteiro de forma equilibrada e atraente.

A primeira vez que me disseram que eu estava criando barriga eu fingi que não ouvi. Por isso, na segunda vez a mesma pessoa achou que deveria gritar no meu ouvido para me dar a mesma informação. Gritar pode fazer com que algumas mensagens penetrem no cérebro de forma dolorida, mas nem sempre têm poder de convencimento. Fingi surpresa. Simulei estar ofendido. E neguei, é claro.

_Eu não estou com barriga. São gases! – eu disse.

A primeira evidência é negar o óbvio. Mas dentro de pouco tempo, de uma maneira ou de outra, minha mulher, todos os meus familiares e conhecidos começaram a repetir que eu estava ficando barrigudo. Quando todas as pessoas que você conhece começam a falar a mesma coisa isso pode significar que a verdade está próxima ou que uma lavagem cerebral está em curso. Quando desconhecidos começam a usar a sua barriga como ponto de referência, então a verdade surge clara e evidente.

_Está vendo o magrelo barrigudo, estacionei atrás dele, é o fusca vermelho.

Só depois que admiti que estava ficando barrigudo que comecei a reparar nas balanças de farmácia. Sei, foi burrice minha não ter notado antes, mas já está provado que podemos permanecer décadas cometendo o mesmo erro pensando que estamos cometendo erros novos. Votar em políticos pela cor da gravata, por exemplo. Ou nos que fingem saber construir uma frase com sujeito, verbo e predicado e falam coisas como “estrupo”.

Mas nunca é tarde demais. Agora eu sei que existem apenas dois tipos de ser humano. Os que sobem nas balanças de farmácia e os que não gostam de praticar esportes. Depois que descobri essa obviedade, a história da humanidade começou a fazer mais sentido. Paralelamente, descobri que para a maioria das mulheres, estar acima do peso não é nenhum problema, talvez por isso existem tantas por aí. Entretanto, estar acima do peso sem cartão de crédito é desesperador para homens e mulheres.

Voltando à minha barriga percebo que quase tudo que escrevo neste blog é sobre ela, Bola. É um tema recorrente...


Tive que interromper por algumas horas por causa do apagão na minha rua. Até o ano passado bastava uma chuva forte para faltar energia. Desde janeiro, a luz some toda vez que aparece uma nuvem mais fofinha. Minha mulher apareceu, solidária, e disse que vai me ajudar a perder barriga.

_Mas eu não quero perder a Bola – eu disse, fazendo carinho nela, minha barriga.

Ela, minha mulher, não disse mais nada e despejou uma sacola com livros e revistas com dicas para emagrecer, perder peso e enrijecer os músculos. Passei os olhos naquela literatura fantástica. Eu acho incrível que consigam gastar tanto papel e tinta para dizer duas coisas tão simples: coma menos e faça exercícios. Acho que os livros perfeitos de dieta deveriam ter apenas uma frase escrita: feche a boca. As outras duzentas páginas poderiam ficar em branco, sem pauta, para que a gente pudesse fazer anotações e desenhar bichos.

Bom, agora vou ter que perder a barriga. Queria que essa fosse uma tarefa tão fácil quanto martelar o dedão do meu pior inimigo, mas sei que vai doer pacas em mim mesmo. Ai.

Nenhum comentário:

Frase do dia