sexta-feira, 30 de abril de 2010

Porque o Careca torce para o Bangu

Houve uma época em que todo mundo na escola tinha que torcer para um time. E aqui em Brasília, como a maioria não era prata da casa, era de gente vinda de outros estados, todo mundo tinha um time do estado de origem. E já que podia torcer para mais de um time, então a regra geral era todo mundo escolher um time em cada estado e ter um time de coração, quase sempre do estado original.

Eu tinha oito anos de idade quando descobri essas regras. Eu era um menino bem caipira. Meu irmão é que sabia das coisas e me disse para quem torcer.

_Em Goiás, você é Goiás, é o time do seu coração. Em São Paulo, você é Palmeiras. No Paraná, você é Curitiba. No Rio Grande, você é Internacional. Em Minas, você é Atlético. No Ceará, ...

_E no Rio? - eu falei.

_No Rio, você escolhe. Pode ser Botafogo, Vasco, Flamengo, América, Fluminense, tem um monte. Mas escolhe direito. Depois que a gente diz que torce para um time, não pode torcer pra outro nunca mais. Quem faz isso é vira-casaca. E ser vira-casaca é a pior coisa do mundo! Ninguém gosta de vira-casaca! Eu detesto vira-casaca!

_Entendi - eu disse.


E durante alguns dias eu penei para escolher um time no Rio. Algumas vezes eu até tentei fazer com que meu irmão escolhesse o time para mim, como havia feito com os times dos outros estados.

_Não. É você que tem que escolher, oras! - ele falou.

_Oras, mas você me disse os times nos outros estados, porque não me diz o do Rio?

_Porque lá eu só torço para o bom futebol. Não tenho time no Rio. Lá eu tenho muitas simpatias.

_E então porque eu tenho que ter?

_Porque você não é igual a mim, oras.

_Oras.

E realmente não funcionava comigo. Todo mundo que perguntava para o meu irmão sobre o time do Rio, ele dizia a mesma ladainha:

_Só tenho simpatias, no Rio. Lá eu torço mesmo é para o bom futebol.

E quando eu me perguntavam e eu respondia a mesma coisa, os caras diziam:

_Pô, esse moleque é o maior mané, repete tudo o que o irmão fala. Qualé?

Então um dia, eu cerquei o meu pai e expliquei a situação para ele. Disse que precisava urgentemente da indicação de um time para torcer no Rio.

_Eu gostava muito do Bangu - disse o meu pai.

Tomei aquilo ao pé da letra. Desde então eu digo para todo mundo que torço para o Bangu. Outro dia, quando conversava com o meu pai sobre os times de futebol, eu contei que tinha sido ele que me indicara o Bangu.

_Eu? Eu, não.Jamais. No Rio eu sempre torço pelo bom futebol...


(Pessoal, ESSE É O MEU POST NÚMERO 900!! LEGAL, NÉ?)

Nenhum comentário:

Frase do dia