sábado, 1 de maio de 2010

A primeira regra do avião do Careca

Eu devo ser uma das poucas pessoas que presta atenção no que a aeromoça fala, na hora das instruções sobre os procedimentos de segurança. Sim, muita gente presta atenção na aeromoça e no modo como ela prende o cabelo. Na maquiagem. No uniforme sempre muito colado ao corpo. Nos lenços. Quase sempre o uniforme inclui lenço. Nos sapatos, em geral um scarpin de meia altura com ponta quadrada, mais larga. Em tudo isso eu também reparo, mas o que sempre me chama a atenção são os procedimentos de segurança.

No avião, a regra é primeiro cuidar de si. Você deve primeiro colocar a máscara de oxigênio em você mesmo e só depois cuidar das crianças e de quem mais precisar ser cuidado. Primeiro você mesmo. É uma instrução muito importante e lógica. Se você não respirar, acabou-se tudo, você não vai conseguir ajudar ninguém.

Já levei um monte de sustos em avião, mas nunca estive numa aeronave que tenha sofrido algum tipo de acidente. Sou muito agradecido por isto. De qualquer modo, nesses sustos de avião, já deu para perceber que eu não lido muito bem com o pânico. Quando o avião começa a alternar altos e baixos, picos e vales numa velocidade muito grande, eu geralmente apelo para o padroeiro da aviação e começo a gritar mentalmente "Valei-me Santos Dumont!Valei-me!".

Não. Falando sério. Nessas horas só consigo pensar nas regras de segurança da aeromoça. Fico repassando mentalmente que o assento flutuante felizmente está próximo, bem debaixo do meu traseiro. Também me consola saber que se a coisa realmente estiver preta, máscaras de oxigênio cairão sobre a minha cabeça. Então eu rezo para Santos Dumont ajudar a fazer com que as máscaras não caiam. E também peço ajuda sideral para que eu não passe mal e tenha que usar aqueles saquinhos de corda e pagar o maior mico. Não.

O meu problema é que eu descobri que eu costumo usar a regra de segurança do avião para toda e qualquer ocasião. Acho que não é egoísmo. É uma questão de sobrevivência.

2 comentários:

Aeromoça disse...

muito bom o seu texto! e é verdade: - o avião é quase uma metáfora do mundo e da vida!

Portal Meio Aéreo

Careca disse...

Eu presto a maior atenção.

Frase do dia