terça-feira, 4 de maio de 2010

O Careca em dúvida

Existe uma infinidade de projetos sobre a minha mesa, aqui em casa. Tenho uma série de boas idéias anotadas em algum lugar, num caderninho preto com elástico. Fiz as contas e descobri que existem mais de vinte caderninhos pretos espalhados pela casa. Planejo uma exposição. Tenho boas idéias para fazer uma exposição. Tento compilar o prometido compêndio de "O Melhor do Caminho do Careca". Mas qualquer dessas coisas pressupõe sair de um confortável anonimato, de colocar a minha verdadeira cara debaixo da peruca do Careca.

Ainda que não passe de um segredo de polichinelo, o anonimato desse blog é muito confortável. E com a persona do Careca eu posso escrever com mais liberdade e desprendimento. Afinal, o Careca é o que eu invento, é um "eu" exagerado e mais desbocado. Ainda que eu só fale sobre o que realmente acontece comigo e com os que me cercam, esse é um blog mediado por um personagem que, só por coincidência, é o autor. E a visão desse personagem às vezes é mais arguta do que eu mesmo.

Tudo o que é complicado tem um fundo de verdade, né?

Talvez eu tenha apenas medo de assinar os desenhos nos caderninhos, de mostrar a minha cara junto com os meus rabiscos, numa exposição ou numa publicação. Talvez ainda não seja a hora. E de fato não há muito do que me orgulhar e exibir aos outros.

Talvez ainda seja preciso deixar o tempo passar, olhar as coisas que faço com distanciamento e assim já fazer uma autocrítica preliminar, preparando o peito para as que virão. Tenho a auto-estima baixa e um colesterol a controlar, nunca soube o que falar para elogios e tenho a tendência a considerar qualquer crítica como um desaforo.

Ou talvez seja apenas mais uma onda de auto-boicote que eu tenho que esperar passar. Uma pequena variação sobre esse eterno tema.

Ou talvez não. Talvez seja apenas falta de tempo. Fazendo as contas do tempo, na ponta da lápis, não estou com muitos minutos sobrando. Terei que abdicar de alguma coisa, em algum momento. Das duas uma: caso queira mesmo fazer alguma coisa, terei que reduzir o número de postagens semanais ou dormir menos.

2 comentários:

Paulo Bono disse...

Passo pela mesma situação, Carecone.

Careca disse...

Bono, talvez o negócio seja dormir pouco.

Frase do dia