terça-feira, 18 de maio de 2010

O discurso do cara que bate por trás

Da série Tudo é Metáfora

Aconteceu comigo. Uma vez bati, de leve, num fusca que seguia à minha frente, na descida da Rua da Igrejinha. Ali, não sei se ainda funciona, havia uma academia de balé e eu me distraí exatamente no meio de um exercício das meninas nas barras. Tunc. Foi o bastante para que o dono do fusca, um PM que não estava a serviço mas usava farda, cobrasse o para-choque e também um para-lamas enferrujado. Lembro que a olhadela nas meninas do balé me custou quase um salário. Depois disso cismei com balé. Também me lembro que o sujeito do fusca tinha mais ou menos uns dois metros de altura e um peso aproximado de 100 quilos. Por sorte, eu não tinha talão de cheques, senão teria assinado um cheque em branco ali mesmo e entregado para o PM. Ao invés disso, tive que ir a um monte de lojas de auto-peças e num ferro velho para acertar a dívida com o sujeito. Sim, senhor, desde então evito prestar atenção em bailarinas e abomino o balé clássico. Por afinidade, também incluo na lista o balé moderno, jazz, dança de salão, tango e a chaka (a famosa dança das preguiças em A Era do Gelo II").

Também me lembro do diálogo que tive com o capitão PM.

_Você vai ressarcir o prejuízo?
_Sim, senhor, eu abomino perdas e danos - eu disse.
_Quando?
_O mais rápido que puder - eu disse.
_Faça isso ainda hoje.
_Mas é claro - eu disse. E dali mesmo iniciei a minha pesquisa de preços.

Anos depois, meu irmão sofre uma batida por trás. O cara simplesmente o acertou numa reta, longe de cruzamentos. Não houve uma redução brusca de velocidade. O sujeito bateu o carro e pronto. Fato consumado.

Meu irmão desceu do carro e o sujeito já estava aos prantos no volante.

_Ai, doutor, esse carro não é meu, é do meu primo, eu acabei de pegar emprestado, minha mulher me deixou, estou desempregado, meu cachorro morreu, meu papagaio está doente, minha sogra continua na minha casa, eu estou com uma doença braba, meu nome está no Serasa, eu ...

Meu irmão virou as costas e foi embora.

Parece campanha política, né?

Nenhum comentário:

Frase do dia