quarta-feira, 5 de maio de 2010

Presente do Dia das Mães

_O trabalho manual, o artesanato, é uma coisa muito desvalorizada no Brasil - eu disse.

_É - concordou a minha mulher.

_Não sei porque isso. Em todos os lugares civilizados do planeta, as pessoas valorizam os trabalhos manuais. Tem muita gente que vive de artesanato na Europa, os caras são respeitados. Enchem a boca ao dizer "artesão". É outra coisa. Nos Estados Unidos também é assim. Os caras são valorizados. Não é como aqui.

_É - disse a minha mulher.

_Conheço um português que criou seis filhos com o trabalho artesanal de restaurador. O cara é bom. Sabe tudo. Também vive dando palestras pela Europa. Lá isso é muito valorizado. Não é como aqui.

_É - disse a minha mulher.

_Aqui, o sujeito pode criar as coisas mais geniais que ninguém valoriza. Todo mundo põe defeito. Brasileiro gosta de chutar cachorro moribundo. Diz que é coisa chinfrim. Que é brega. Se é feito em casa não presta. Santo de casa não faz milagre mesmo. Pode ser a coisa mais trabalhosa do mundo, com o melhor acabamento do mundo, mas ninguém dá o menor valor. Pode colocar amor, carinho, imaginação, inteligência, afeto e a melhor das competências técnicas. Não adianta. Ninguém respeita. É um horror.

_Careca?

_Sim, meu amor.

_Essa conversa toda não é por causa daquelas suas caixinhas de marchetaria, é?

_Não. Quiéisso? Nãããoo. De jeito maneira.

_Achei muito bonitas as suas caixinhas.

_De verdade?

_Acho que sua mãe e suas irmãs vão adorar aquelas caixinhas de presente de Dia das Mães. Mas eu não quero caixinha de jeito nenhum.

_Ah, é, é?

_É.

_E o que você quer? Uma bolsa Louis Vuitton?

_É totalmente artesanal - ela disse.

2 comentários:

Cau. disse...

Sua mulher disse poucas palavras, mas foram sábias! Hahaha!

Careca disse...

Cau, serão apenas 36 prestações de dois dígitos...

Frase do dia