Livros de economia e a literatura de auto-ajuda têm muita coisa em comum. São chatos de ler e dizem o óbvio, aquilo que você nunca prestou atenção. Quando eu comecei esse blog, eu queria que ele fosse uma espécie de guia de auto-ajuda para mim mesmo. Mas alguma coisa saiu fora de controle e hoje o Caminho do Careca é um lugar cibernético esquisito. Eu queria que fosse uma espécie de Caminho de San Thiago de Compostela, mas virou uma trilha rala no meio do cerrado de pixels. Não sei mais o que é. Fuçando uma gaveta, hoje à tarde, eu descobri o texto abaixo, das antigas, debaixo de uma conta de telefone. Está sem data, mas é de uns três anos atrás, quando eu achava que o que eu escrevia no Caminho do Careca poderia ser usado em horóscopo de revista de celebridades:
"É óbvio que você, depois dos quarenta, já viveu pelo menos metade da sua vida. E todos aqueles sonhos dourados, se ainda não rolaram, não vão se realizar mais.
Eu parei de dar murro em ponta de faca há uns dois dias, então já posso falar de cadeira: dê uma olhada no espelho, brother. Daqui pra frente, é ladeira acima ou ladeira abaixo. Só depende de você. E não existe garantia nenhuma.
Não vai adiantar procastinar mais um pouco. Não vai adiantar esperar. Ninguém vai descobrir aquele seu extraordinário talento. Você vai ter que dar a cara a tapa. O bilhete premiado da loteria não vai flutuar até o seu bolso. Sua barriga vai continuar a aumentar se você continuar sedentário. O cigarro vai continuar a lhe fazer mal, se você continuar com o cigarro. A birita também.
Pode ser também que tudo o que você faça bem feito, seja considerado tosco. Pode ser que o seu melhor seja desprezado. Pode acontecer ainda que aquilo que você considere mais valioso seja descartado e cuspido no lixo. E alguém ainda pode aparecer e agredir você, gratuitamente. E o pior, você pode ser levado a acreditar que irá conseguir, mas levar uma rasteira antes da linha de chegada.
Você está sozinho em tudo o que você fizer. Você e todo mundo. Sempre foi assim.
Mas se você fizer o melhor que pode, saiba que isso costuma despertar simpatias. Com um pouco de sorte, alguém pode até gostar de você.
Trate bem e com muito respeito essas pessoas.
Aqui se faz, aqui se paga."
Nenhum comentário:
Postar um comentário