quarta-feira, 14 de abril de 2010

A carpintaria do Careca

Fiquei muito surpreso. Comprei um moleskine sketchbook A3 e um livro de carpintaria pela Amazon. Foi a minha primeira compra Amazon. Feita há 4 meses. Chegou hoje.

A encomenda veio num pacote enorme. Um saco de aniagem branco, uma caixa de papelão grande e o caderno e o livro lá dentro. Não havia isopor, nem sacos de ar. Havia uma fina mas resistente folha de papelão duro, quase do tamanho da caixa. Os livros estavam embalados em plástico. Tudo muito firme. Na medida. Sem excesso e muito seguro.

Gostei de tudo. Até da demora.

O sketchbook A3 é muito bonito e ainda não sei o que vou desenhar, nem o material de desenho que vou usar. Procuro seguir temas nos cadernos A5. Masainda não tenho idéia do que fazer com o A3. Em geral uso tinta gel preta. Os cadernos que começo a desenhar a lápis, termino a lápis. Em alguns cadernos usei o Neocollor II da Caran DÁche, um lápis de cera muito legal, que me devolveu o prazer de desenhar colorido. Mas em geral desenho com a caneta gel. Gosto de desenhar contornos limpos. Quanto mais limpo, melhor.

Um único caderno possui desenhos feitos de diferentes materiais, mas não gosto muito dele. Gosto mais dos que não consigo adivinhar pela lombada, dos que me fazem abrir o caderno e olhar o que tem dentro. Não é surpresa nenhuma, meus temas são bem repetitivos: gosto de desenhar bichos, plantas, caras, objetos, monstros e brinquedos das crianças. Também gosto de desenhar flores. Gosto muito de desenhar pássaros. Não gosto muito de desenhar nus. Adoro desenhar robôs.

Durante muitos anos eu fiquei sem desenhar. Comecei a desenhar nos cadernos moleskines porque eu não dava muito valor ao que desenhava. Depois voltei a desenhar em folhas soltas ou em cadernos com pauta, comuns. As folhas soltas desapareciam. Os cadernos sumiam, sempre. Os cadernos moleskines me ajudaram a disciplinar a perda dos cadernos e o uso do papel. Eles custam muito caro e são difíceis de encontrar. Eu vigio os cadernos, nunca perdi nenhum. Também disciplino o uso.

O preço do moleskine me fez procurar outros cadernos e sketchbooks. A Tilibra tem o Opus, sem pauta, que é muito bom. Mas a folha é um pouco fina para quem tem a mão pesada como eu tenho. Com um mata-borrão espesso, funciona muito bem. O Opus não tem elástico, nem marcador, mas isso é muito fácil de colocar. Em um dia, há dois anos, eu coloquei marcador e elástico em vinte cadernos Opus. Costurei à mão todos os elásticos e usei um estilete para cortar a capa de papelão. Ficaram ótimos. De vez em quando pego um para desenhar.O Cícero, dica da M.J., também tem um caderninho legal. Mas é bem mais caro que qualquer similar nacional.

Não acho que eu desenho bem. Mas eu gosto de desenhar e aprendi a valorizar o que eu desenho. Procuro acompanhar o meu exercício diário de escrita com um desenho. Procuro ler livros ou parte de livros diariamente. Considero essas atividades fundamentais para o meu bem-estar. E depois, se sobrar um tempo, talvez ainda aprenda alguma coisa sobre carpintaria.

Nenhum comentário:

Frase do dia