domingo, 18 de abril de 2010

O PF do Cabeça

O Cabeça e a Mulher do Cabeça têm sido uma companhia constante e fiel há mais de dez anos. Ainda conseguimos a proeza de almoçar juntos quase todos os sábados, uma tradição respeitável. Ontem, como de praxe, fomos almoçar perto de uma livraria. Foi um almoço agradável, é lógico. Se não fosse sempre agradável, a tradição não resistiria. O restaurante é bom, não é careiro. O ambiente é bem arejado e com privacidade. O pé de direito é bem alto, você só escutaria o que se fala na mesa ao lado com a ajuda dos requintados aparelhos dos arapongas da polícia. E desse modo, podemos falar bobagem à vontade, sem medo de ser feliz.

Já não tenho a resistência etílica dos tempos em que eu achava que tinha. Mas pouco álcool no organismo não me impede de falar muita bobagem. Nesse restaurante, o Cabeça sempre pede o mesmo prato, que é muito bom, uma vez eu experimentei, quando fui sozinho com a minha mulher. E durante muito tempo eu evitei pedir esse prato porque era o prato do Cabeça, ia parecer que eu estava imitando, que era falta de imaginação, etc. Então,sempre evitei. Pedia picadinho. Filé à Diana. Parmeggiana. À Moda. Até Medalhão e Risoto eu pedi.

Pode parecer coisa à tôa, mas isso durou uns cinco anos. Toda vez que íamos nesse tal restaurante, o Cabeça nem olhava o cardápio, já ia logo pedindo o prato.

_Traz um PF, faz favor? - ele dizia.

E o PF tem um filé legítimo de altura média, arroz, feijão, tomate vermelho picadinho, ovo frito, banana assada e farofinha de mandioca com pedaços de bacon e linguiça. É, dá água na boca. E aí eu pedia outra coisa.

Mas ontem, eu e a minha mulher chegamos antes. E desta vez, já depois que os dois haviam chegado, eu resolvi fazer diferente. Na hora de pedir, fui eu que nem olhei o cardápio.

_Traz um PF, faz favor? - eu disse.

Sem levantar os olhos, eu percebi que o Cabeça estava estupefato. A Mulher do Cabeça, que é super-bem-humorada e perspicaz, já tratou logo de por panos quentes.

_Eu também vou variar, hoje. Estou pensando em comer um peixe. Vamos comer um peixe? - ela perguntou para o Cabeça.

_Peixe? Peixe? Nãããããõoooo. Vou de filé com salada.

Depois, minha mulher veio me perguntar se havia valido a pena. E eu me senti como a serpente do paraíso.

3 comentários:

. fina flor . disse...

coitado do Cabeça!

e coitado dos bichinhos que vocês comeram, rs* [sou vegetariana]

beijos, querida e boa semana

MM.

. fina flor . disse...

ops, quis dizer beijos queridO e não queridA, kkkk

erro de digitação

beijocas

MM.

Careca disse...

MM, estava uma delícia. Mas coitado nada, durante 5 anos só ele comeu o PF! Bjs,

Frase do dia