sábado, 17 de janeiro de 2009

Coçadas e pulinhos



Eu também já tive vontade de conversar com bichos. Deve ser um desejo comum, toda hora fazem um filme, lançam um desenho animado e lá estão os bichos falantes.

Uma vez vi num filme do Pasolini que os pássaros se comunicavam com pulinhos. Foi no filme “O Evangelho Segundo São Mateus”. Dois padres fazem uma longa caminhada acompanhados por um corvo falante. É um filme bárbaro, todo mundo que era metido a esquerdista adorava, preciso rever. Os dois padres num momento qualquer tentam se comunicar com os passarinhos. É uma fábula divertida. Passam meses assobiando. Chilreando. Cantando. E de repente, um deles descobre que os pássaros se comunicam uns com os outros com os pulinhos. Era uma grande sacada. Então eles começam a pular e a conversar com os passarinhos. Até cansar.

E nesse filme eles descobrem que os passarinhos não têm muito a dizer. Aliás, os dois descobrem que os passarinhos são chatos à beça.

Então, por mero acaso segui o método Pasolini de descobrir como é que os bichos falam. E eu descobri que os cachorros falam com coçadas e coçadelas.

Foi assim. Eu estava na casa do meu pai, de frente para piscina. Fiquei observando o Leão, que é o boxer do meu pai. Em dia de sol quente, o Leão não é de ficar muito perto da gente. E também late pouco. Ele gosta mesmo é de ficar deitado na grama, na sombra. Fiquei coçando o queixo, de olho no Leão, mas pensando em outra coisa. Foi aí que percebi que ele coçava a cabeça. Cocei o queixo. O Leão coçou o queixo dele, que mal existe. Cocei a cabeça. O Leão coçou a cabeça. Cocei a orelha. Leão também coçou a orelha. Cocei o joelho. O Leão se levantou e rosnou.

_Tá bom, tá bom, eu sei que cachorro não tem joelho – eu disse, para acalmar o bicho.

Voltei a coçar a cabeça. O Leão coçou a cabeça.
_Leão – eu disse – mas que papo mais chato, hem?

E assim foi. Até hoje continuamos nos cumprimentando. Coço a orelha. O Leão também. Mas não passamos disso. Ou seja, pelo tanto que conversamos, o Leão é como se fosse um dos meus vizinhos.

Quando está muito comunicativo, Leão se coça que é uma beleza. Ou talvez esteja precisando de um banho.

Nenhum comentário:

Frase do dia