quinta-feira, 30 de maio de 2013

Imersão e suspensão



Latasha Lee & The BlackTies-Stand By Your Man

Fiquei impressionado com o Hans Roling e suas estatísticas visualmente encantadoras. Pessoas que conseguem transformar assuntos penosos e intrinsecamente chatos em temas empolgantes e envolventes sempre me despertaram interesse. Helmann Melville, com Moby Dick, foi um dos que conseguiram fazer isso com maestria. O grande escritor recheia o livro de detalhes técnicos sobre a navegação marítima e a caça às baleias, mas mesmo assim você não desgruda da trama. É possível citar outros? Euclides da Cunha, com Os Sertões. Truman Capote, com A sangue frio. Tom Wolfe com todos os seus livros, em especial Os Eleitos(os astronautas e a corrida espacial) e A Palavra Pintada(a loucura da arte moderna nos EUA). Todos eles conseguem passar informação em meio à ação que descrevem ou romanceiam. É também o que me atrai no teatro, na pintura, na música e no cinema: cenas que dizem milhares de palavras em poucos segundos. O efeito disso é uma sensação de imersão e suspensão ao mesmo, um encantamento que nos maravilha e paralisa.

Estamos novamente em um novo momento de transição de meios e adaptação de mensagens. Assim como aconteceu no início do cinema, do rádio, da tv e da internet, quando todos os conceitos de assemblage/montagem foram criados e submetidos a teste, quando os programas de rádio levaram o pânico(A Guerra dos Mundos) ou a euforia da notícia do fim da II Guerra para milhões de pessoas, quando os programas de auditório e as novelas nos hipnotizaram nas poltronas, quando a interatividade começou a engatinhar, agora é a vez de alguma coisa que tenha tudo ao mesmo tempo agora nos deixe embasbacados. Estamos nos aproximando da era da manipulação total da informação, onde será possível agregar e manipular grandes quantidades de dados em qualquer mídia e agregá-la e organizá-la de forma atraente e interessante, instantaneamente.

Era nisso que eu estava pensando quando o guarda na enorme fila para entrar no banco me estendeu um papelzinho com o número da minha senha.

_Por quê está tão cheio? - perguntou uma moça, atrás de mim.

_É o feriado. E também tem o ENEM, hoje é o último dia para a inscrição - ajudou alguém.

Duas horas depois, ainda dentro do banco, descobri que não conseguiria jamais retomar o otimismo com relação à tecnologia. O próximo passo, dizem, é ficar imune a qualquer expectativa, boa ou ruim.

Nenhum comentário:

Frase do dia