segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pais e filhos



Foster The People - Waste

Meu filho deu um tapa no rosto de um dos seus melhores amigos na escola. Fiquei sabendo disso hoje, mas a coisa aconteceu há uma duas ou três semanas atrás. No início eu não quis acreditar. Isso não parece coisa dele. Ele é um pouco franzino e está mais para o tipo emburrado do que para o agressivo. Pensei que poderia ser uma informação trocada. Estou um pouco decepcionado com a escola, há sempre uma desculpa pra tudo e já estamos no terceiro professor deste semestre. E o novo professor era apenas o assistente de uma outra professora até poucos dias atrás. E a escola, como qualquer outra instituição brasileira, primeiro se defende atacando o cliente e depois espalha as responsabilidades entre os elos da estrutura. Mas ao conversarmos com meu filho veio a confirmação. Ele realmente agrediu o colega.

Coisa de criança, a gente diz. Ele teve a impressão de que o colega tentou derrubá-lo fazendo-o tropeçar e o acertou na cabeça, com um soco. No dia seguinte, o colega despejou cola em sua camisa, como vingança. Menos mal. O garoto é grandalhão, provocaria um estrago feio se resolvesse revidar com os punhos. Alguém da escola, ainda não descobri quem, entrou na história e os dois fizeram as pazes.

Quando ele nasceu, fiz como todos os homens de bem fazem, jurei para mim mesmo que seria um homem melhor. E um dia, quando meu filho era bem menor, eu me perguntei até quando ele ainda olharia para mim como se eu fosse o herói dos seus dias. E então renovei os votos de me tornar mais valoroso, alguém inspirador. Achei que eu ficaria desolado quando descobrisse nos seus olhos que eu não sei de tudo e todos os meus defeitos. Imaginei que poderia ganhar mais tempo, que talvez pudesse prolongar o seu jeito de me ver como uma espécie de super-herói sem poderes. Mas o que aconteceu foi que esse dia chegou faz tempo e eu nem mesmo tinha percebido.

Sem dramas. Os filhos se espelham em seus pais. Estou precisando dar uma polida em mim mesmo.


Nenhum comentário:

Frase do dia