quinta-feira, 9 de maio de 2013

Oficina do Dia das Mães



Latasha Lee & The Blackties - Pledging My Love


_Sinto muito, filha, mas não vou poder ir na festa das mães na escola - disse a minha mulher.

_Mas é no sábado, manhê.

_Eu vou estar trabalhando, não posso - repetiu minha esposa.

_Mas manhê, você está sempre trabalhando. O papai é que vai nas festas da escola - disse a minha filha. Nessas horas, é claro, eu sempre penso que falando assim as pessoas imaginam que eu não trabalho ou que estou desempregado, quando as duas alternativas estão absolutamente corretas.

_Eu gosto de ir nas festas da escola - eu disse. Mas não é verdade. Eu disse só porque me pareceu a coisa certa para dizer. Acho as festas escola muito longas e desorganizadas. Tem sempre muito discurso, as pessoas ficam se esticando e bloqueando uma às outras com suas máquinas fotográficas, celulares e ipads, nem as crianças parecem estar se divertindo.

_Eu sei paiê, mas é a festa das mães! E a mamãe nunca vai - disse a menina.

_Eu já fui várias vezes - disse a minha mulher.

_Não, mãe, você sempre está trabalhando, nunca foi. É sempre o papai - disse minha filha. Eu também uso muito o nunca e o sempre. Acho que ajuda na dramaticidade.

_Eu sou professora, filha. Já imaginou se a sua professora avisasse que não ia dar aula amanhã porque tinha um outro compromisso? - disse a minha mulher.

_Que compromisso? - disse a menina.

_É uma hipótese. Mas vamos supor que a sua professora deixou de dar aula porque preferiu ter ido a uma festa. Isso seria legal?

_Se fosse uma festa do dia das mães todo mundo ia entender, eu acho - disse a minha filha.

_Se fossem crianças, talvez. Mas os adultos, não. É falta de respeito - disse minha mulher.

_Não se preocupe. Eu vou representar sua mãe - eu disse. E lembrei que no ano passado, apesar dos discursos e dos bloqueios fotográficos, a festa foi bem bonita, fiquei até soluço quando cantaram "Como é grande o meu amor", do Roberto Carlos.

_Mas não tem jeito, paiê. Neste ano você não pode representar a mamãe - disse a menina.

_Ué, eu sou um bom representante de mãe. Fico quieto. Não falo quase nada. Bato palmas e sorrio nas horas certas. Tenho certeza de que darei conta das tarefas de um bom representante de mãe neste ano, de novo.

_Não, paiê, é impossível. Este ano é impossível - disse a menina.

_Mas...

_Este ano vai ter oficina de massagem energizadora, maquiagem, manicure e pedicure. Eu queria fazer todas com a mamãe - disse a minha filha.

Tive que reconhecer que não sou muito bom em nenhuma dessas coisas. Nem sei o que é massagem energizadora. O lado bom é que não vou precisar entrar na frente de ninguém para filmar as apresentações.


Nenhum comentário:

Frase do dia