domingo, 5 de maio de 2013

A tal da felicidade



Bob Dylan - Don't Think Twice It's Alright

Todo mundo quer ser feliz, é uma mania planetária. Talvez até mesmo os aliens, se existirem, queiram ser felizes. E muito embora dezenas ou centenas de artigos, contos e livros já tenham sido escritos sobre como as pessoas encontraram a felicidade, nunca vi nada sobre como mantê-la. Eu deveria escrever um pequeno post com o modesto objetivo de tentar preencher essa lacuna, mas não tenho essa capacidade. Talvez seja apenas impossível manter a felicidade, pelo simples fato de que somos felizes quando não estamos infelizes ou entediados.

Essa é uma das principais dificuldades do tema: não existe uma definição clara sobre o que é felicidade. Com tantos milhões de versos, páginas, discos, livros, filmes, canções, óperas, etc, etc, etc, dedicados exclusivamente ao assunto, seria de se esperar que já houvesse, no mínimo, uma fórmula matemática para sua obtenção. Mas tudo o que temos são alguns versinhos, aceitamos de bom grado uma tautologia às avessas. A felicidade é não estar infeliz, é se libertar de sentimentos miseráveis, é espantar a tristeza.

Mesmo assim, se fosse fazer um post sobre o assunto, eu diria que a felicidade é como um bem precioso. É como um colar especial, uma jóia, um brinco. Não se pode ostentar felicidade. Alguém de olho grande fará com que você a perca, outra pessoa tentará arrancá-la de você. Por isso, talvez seja melhor esconder todas as migalhas felizes que pudermos obter numa cara de paisagem. É melhor disfarça-la de alguma outra coisa, desde que não seja um jogo de palavras. Tenho pouca paciência para jogos de palavras embora não desdenhe de trocadilhos. Isso. Talvez seja melhor esconder a felicidade detrás de um trocadilho, um assobio, uma piada sempre repetida. Mas é preciso ter bem claro que, por maior que seja, um dia todos os pequenos pedaços recolhidos desaparecerão

Nenhum comentário:

Frase do dia