quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os dois aniversários da minha mãe

Nesta quinta-feira comemoramos o aniversário da minha mãe. De acordo com ela, dia dois de junho é realmente o dia do seu aniversário. Mas de acordo com a certidão de nascimento, o aniversário é no dia seis de junho. Qual é o dia certo para se comemorar? Minha mãe jura que é o dia dois e que sempre comemorou no mesmo dia. Mas algumas tias dizem que não, só para aumentar a confusão.

A controvérsia começou quando ainda era um menino. Minha mãe conta que nos idos de antigamente, ela preparou um jantar super-especial, se arrumou e fez um bolo e ficou linda e maravilhosa esperando os cumprimentos do meu pai e dos quatro filhos. Todos nós jantamos o jantar estupendo, conversamos e rimos mas nada de ninguém lembrar do aniversário.

_Bonito, hem! Ninguém lembrou do meu aniversário - disse a minha mãe.

Conta ela que eu, meu irmão e minhas irmãs caímos no choro na hora em que ela tirou o bolo da geladeira. Era a querosene, a geladeira. Para se desculpar sem dar o braço a torcer, meu pai lembrou de que a data na identidade era o dia 6 e que naquele ano todos nós iríamos comemorar o aniversário oficial no dia correto.

_E aí seu pai inventou essa história de comemorar no dia 6. Mas é falso. Na identidade colocaram a data errada e só fui percebeu muitos anos depois. Tenho preguiça de corrigir o documento.

Por via das dúvidas, desde aquela vez nós cantamos parabéns para minha mãe duas vezes por ano.

Nenhum comentário:

Frase do dia