terça-feira, 14 de junho de 2011

O Careca vê a lua e assa o queijo

Aconteceu no último sábado. Aproveitei o frio que estava fazendo e segui a "sugestão peremptória" de uma grande amiga para estreiar a lareira daqui de casa. Sim, eu sei que não estava abaixo de zero e não havia o menor risco de nevar. Sim, é o cúmulo do exibicionismo se esquentar na lareira da sala. Sim, foi o maior barato.

Convidamos poucos amigos por motivos óbvios: não temos móveis na sala(só dois banquinhos) e tudo foi decidido no final da tarde de sábado. Mas quem não foi com certeza deve ter sentido as orelhas quentes, porque nos atualizamos com as informações sobre todos e fizemos "churrasquinho" dos ausentes, é óbvio. Outras oportunidades surgirão.

Por sugestão peremptória do Cabeça, o Rogério trouxe um telescópio gigantesco para olharmos as estrelas. E, meninos, eu vi! Pela primeira vez eu vi a lua por um telescópio e fiquei embasbacado. Também vi Saturno e um grupo de estrelas chamado "Caixinha de Jóias". Mas foi a lua que me deixou tonto. A imagem era perfeita, melhor do que todas as fotos e filmes que eu já havia visto. E as cores e a textura me impressionaram vivamente.

Foi um momento solene. Naquele instante, parecia que em algum lugar tocava "Assim falava Zaratustra". Eu mesmo me imaginei como o elo perdido fazendo batucada com ossos junto ao monolito negro. Uau!

Como era de se esperar, a livre associação de idéias e um pouco de vinho na cabeça me induziram ao movimento seguinte. Tratei de colocar queijo coalho numa grelha para assar na lareira. Apesar do agouro de alguns, a peripécia deu certo. Assamos o queijo coalho e ninguém se machucou. No final teve até bis. Só uma pessoa não gostou.

_Paiê, você tinha que assar o MEU queijo coalho! - disse a minha menina.

No dia seguinte, tive de correr ao supermercado para comprar mais queijo coalho. Preciso comprar um telescópio. Tenho que manter a adega cheia. Agora, meninos, eu já sei o que combina com a lareira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi bom né? Precisamos ver mais luas e comer queijos..

Careca disse...

Com certeza, e na próxima vamos chamar o Natal e a Portuguesa.

Frase do dia