segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fazendo contas com Palófi

Cada dia que passa eu me convenço de que o Palhocci é inocente e não vendeu caro a influenza. Estou cada vez mais convicto de que o atual Manda-Chuva da Casa deve continuar no cargo, porque é uma pessoa que inspira confiança e credibilidade, atchim. Tenho absoluta certeza de que ele é uma pessoa honesta, com uma extraordinária capacidade para prestar serviços de consultoria muitíssimo bem pagos.

A verdade é que estamos nos acostumando tão rapidamente a números gigantescos que poucas vezes paramos para fazer as contas. O que são vinte milhões de reais? Divida por 365 e você terá R$54.794,52, um valor razoável para o dia trabalhado. E essa quantia, para um sujeito que trabalha dando conselho pelo telefone, como o Palólci, mal cobre as despesas. É bem verdade ainda que ninguém, a não ser o Papa, trabalha todos os dias do ano. Então, é bem natural que o Doutor Pailóssi cobre também pelos feriados, dias santos e finais de semana.

Sei. Você é do tipo rigoroso. Gosta de vírgulas e contar centavos. Então divida o butim de um dia por 24 e o valor será de R$2.283,10. Ou seja, cada hora de consultoria do Palossi custaria uma mixaria. Satisfeito agora? Viu que isso não passa de uma mera conta de restaurante.

É lógico que à primeira vista o valor parece absurdamente reduzido, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados pelo Doutor P. Mas se você dividir vinte milhões por 12, o resultado é R$1.666.666,66. Oras, tem muito jogador de futebol que fatura mais do que isso por mês. E o Paiossi bate um bolão em economês.

Sinceramente, acho que as pessoas não deviam pegar no pé do Doutor Palófi. Honestidade chegou ali e parou, gente. E dividir vinte milhões pelo valor do salário mínimo é pura demagogia, não é por aí. Também não vale dividir por cestas básicas e nem por corrida de táxis. Pouco importa se com essa grana daria para comprar 408 Astras. Ninguém se lembra mais de que um presidente começou a ser impichado por causa de uma Fiat Elba. Ninguém se dá conta de que vinte milhões fazem exatos 400 pacotes de 50 mil reais, que não cabem mais numa cueca.

Não é o valor, não é o espírito da coisa, não é uma coisa de princípios. Ocorre é que eu acho o Palólfi muito esforçado em esclarecer as coisas e deixar tudo bem explicadinho. Quer dizer, tirante o confidencial. Tem coisa muito confidencial que é uma falta de respeito a gente contar pros outros. E eu já posso imaginar o Doutor Pê, depois de semanas estudando um assunto ligando para o cliente e dizendo que o relatório da consultoria já estava pronto e se auto-destruiria em vinte segundos.

_Pô, nem vai dar tempo de ler.

_Eu posso fassê um ressumo, se fossê quisser.

_Manda bala.

_Não fai rolar.

_Ué, e o resumo?

_Já fiss.

_Aaanhhh.

Nenhum comentário:

Frase do dia