quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um bocado de sorte

Existem muitas coisas mais deprimentes do que solicitar o seguro desemprego. Mas é preciso ficar repetindo isso muitas vezes quando você vai solicitar o seu. A moça do balcão de informações foi super atenciosa e gentil. E nem era uma moça. Era uma demi-coroa. Já é a minha segunda tentativa de solicitar. Na primeira vez, acabaram as senhas. São duzentas senhas por dia. E lamba. Hoje faltava a ressalva.

_Ressalva?

_É, isso aqui tem que estar escrito na carteira de trabalho. É lei nova, quase ninguém sabe. Tem que voltar no departamento de pessoal e pedir para escreverem isso aqui na carteira de trabalho.

_E com isso aqui na carteira eu posso solicitar o seguro?

_Tem que pegar a senha - disse a demi-coroa.

-A que horas acabam as senhas?

_Varia muito. Tem dia que acaba de manhã. Tem dia que acaba de tarde. Tem dia que nem usamos todas as senhas.

_É mesmo?

_Não, é raro. Só aconteceu umas duas vezes. Tem muita gente pedindo o seguro.

_Tem muita gente desempregada?

_Isso eu não sei. Mas tem muita gente pedindo o seguro.

_Mais do que antes?

_É sempre mais gente.

_Muito obrigado.

_De nada, boa sorte para você.

É uma pessoa sincera. Ela realmente conseguiu encontrar a fórmula adequada para dizer adeus no balcão do seguro desemprego. Conhece a burocracia que lhe comprete conhecer. Tem as soluções prontas para o necessário. Já coloca duas filipetas de papel na minha carteira de trabalho. Uma tira da largura de quatro linhas de pauta tem o artigo da lei nova, que precisa ser cumprido. O outro, pequeno e quadrado, traz o verbete que deve ser escrito e assinado pela gerente de pessoal nos casos de demissão sem justa causa com indenizações que já tenham sido pagas.

Fiquei dez minutos pensando em não ligar para o antigo departamento de pessoal. Bolas. Liguei para o departamento de pessoal. Foram gentis e disseram que não haverá problema. Levei a minha carteira de trabalho e me desejaram sorte. Duas vezes no mesmo dia.

Preciso mesmo de um bocado de sorte.

Nenhum comentário:

Frase do dia