terça-feira, 12 de abril de 2011

Um banquinho

Nestes dias estou me esmerando nos pequenos fazeres. Instalei chuveiros, porta-toalhas, papeleiros e acertei alguns detalhes na reforma. Comprei um tal de Zapp, que dizem ser uma maravilha para acertar rejunte. Fiquei com medo de acertarem um cano nos banheiros reformados e não deixei que fizessem alguns furos. Depois disso tratei de arrumar uns ganchos de colar. Minha mulher não gostou dos modelos que encontrei e tratamos de procurar um porta-toalhas de pressão. Encontramos um até bonitinho, mas ele não fica grudado muito tempo e não aguenta uma toalha molhada. Não funcionou. Arrumei um adesivo super-super-grudento para usar com o porta-toalhas de pressão, mas estou com medo de usar. E se manchar o porcelanato?

O piso ficou pronto. É uma imitação de madeira, ficou bem bonito. Mas o meu ciúmes do piso é enorme. Quando os caras foram instalar os espelhos nos banheiros eu fiz um sermão de dez minutos sobre a importância de se pisar de leve em pisos recém-instalados. Funcionou. Os caras andaram com o maior cuidado.

Também desenvolvi uma pequena mania de limpeza na obra. Mesmo assim, a quantidade de entulho e pó é uma coisa impressionante. O número de sacos plásticos que aparecem a todo instante também é uma coisa do outro mundo. Os caras da obra adoram sacos plásticos e refrigerantes. Devo ter enchido pelo menos um conteiner só de garrafas pet. Os caras da obra detestam segundas. O índice de faltas na segunda-feira é incrível. Os caras da obra ficam escutando música o dia inteiro no telefone celular. Eles adoram o brega romântico. Acho insuportável.

Algumas coisas da obra exigiram ação rápida. Tem chovido muito por aqui e a chuva tem provocado muitos estragos.

Juntei alguma madeira também. Resto de obra. E por causa disso comprei uma plaina. É uma ferramenta muito interessante, essa plaina. É lógico que eu não sabia usar uma. Então baixei um vídeo na internet com uma hora de aula sobre a plaina. Assisti duas vezes e aprendi alguma coisa. Amanhã vou testar a plaina em algumas tábuas.

Na quinta-feira, se a pintura terminar mesmo nesta quarta-feira, será possível iniciar a limpeza. Não vejo a hora de acabar. Mas é preciso cautela e muita calma nessa hora. Fiz uma lista das coisas que ainda faltam e ela não é pequena. São pequenas coisas que não podem deixar de ser feitas.

Fiquei tão absorvido com essas coisas que não comprei um presente para a minha mulher. Nós havíamos combinado que neste ano não haveria presentes, que o aniversário de casamento seria comemorado com o fim da obra. Eu sabia que mesmo assim ela iria comprar um presente para mim e que eu deveria ter encontrado uma maneira de comprar um presente para ela. Mas acabei comprando uma plaina.

O meu plano é fazer um banquinho para que ela possa esticar as pernas e descansar um pouco. Vou usar umas tábuas e tocos da obra. Será um banquinho de apoio, baixo, com aquelas pernas parecidas com bandeirinhas de São João. Talvez eu pinte de amarelo.

Não, vou pintar de vermelho. Amanhã vou sair e comprar uma lata de tinta vermelho escuro.

Nenhum comentário:

Frase do dia