sábado, 2 de abril de 2011

O Careca chegou tarde - Preconceito

Cheguei tarde e não consegui me concentrar. Continuo amanhã.

Minha mulher levou as crianças para um show no teatro, no centro de convenções. Fui deixá-los de carro, porque lá o estacionamento é um breu. A capital do país tem um excelente centro de convenções, mas o estacionamento é mal iluminado e chega a ser ridículo de tão pequeno. O centro fica ao lado do estádio coberto e próximo ao estádio que está sendo destruído. É, eles começaram a destruir o estádio que nunca foi concluído para construir o novo.

É extraordínário que a cidade queira ser palco de jogos da copa do mundo quando não existem estacionamentos e nem infra-estrutura de transporte público decentes para se chegar a esses locais. A iluminação é péssima. Banheiros públicos não existem nas proximidades. Se não fossem os vendedores ambulantes, não haveria água e nem comida para as multidões dos eventos, porque as lanchonetes internas são minúsculas, precárias e cobram os olhos da cara por qualquer coisa. Se chover, não existe a menor possibilidade de não ficar encharcado. Durante o dia, uma caminhada de cem metros sob o sol do Planalto nesta área equivale a andar dois quilômetros no deserto.


Fizemos mil e uma recomendações para que ninguém se perdesse. Nem havia uma multidão tão grande assim, mas eu tenho pavor de pensar na possibilidade de uma criança perdida.

_Andem de mãos dadas. Atenção - eu disse.

A entrada do centro de convenções ainda segue a lógica da Brasília para 250 mil habitantes. É pequena. Uma fila de carros para deixar as pessoas se afunila em poucos minutos. Felizmente, chegamos com 25 minutos de antecedência e com os ingressos comprados há duas semanas. Mesmo assim, demorou. Com tudo certo, fizemos as recomendações de segurança novamente e minha mulher desceu com as crianças.

Duas horas mais tarde, minha mulher e as crianças me esperam do lado de fora do centro de convenções, junto com outras mães e crianças. Poucos carros, muitos ambulantes e uma escuridão geral. Não vi nenhum policial na área.

_O show foi excelente - disse a minha mulher. Encontramos um monte de crianças da escola. Quase não tinha pais. Só mães.

Eu não disse nada.

_Uma amiga minha da universidade encontrou uma menina de três anos.

_Sério? - eu disse.

_A menina ficou o show quase todo com ela. Não ficou assustada.

_Minha nossa! A mãe devia estar desesperada - eu disse.

_Era um pai. Quase no final eles interromperam o show, puseram o pai no palco para ver se achavam a criança. O pai que perdeu a menina estava com uma outra no colo, quase da mesma idade. O sujeito chorou de alegria quando abraçou a menina.

_Que espetáculo! Que mico! - eu disse.

-Uma mulher do meu lado comentou comigo que esse tipo de coisa só acontece com pai.

_Mas só em teatros. As mães perdem crianças nos shoppings - eu disse.

Nenhum comentário:

Frase do dia