sábado, 23 de abril de 2011

Cachorros não podem com chocolate

Eu aprendi na escola que os cachorros são bichos onívoros. Aprendi que além de comer de tudo, os cães adoram a comida que a gente come. Mas com o tempo tive que relativizar as duas noções.

Cachorros não comem de tudo. E podem detestar a comida que a gente come, especialmente se estamos falando de abobrinha recheada. Mas recentemente aprendi que os cachorros não podem comer chocolate. Foi um aprendizado bem apropriado para a época. De acordo com as informações lidas num jornal de academia de ginástica, uma barra de cinquenta gramas de chocolate meio amargo é o suficiente para liquidar um cãozinho de dez quilos. Ao que parece, os cães não conseguem digerir o chocolate e morrem em função da falência do fígado.

No mesmo jornal também aprendi que os gatos não podem tomar tylenol ou pequenas doses de paracetomol. O fígado deles não aguenta. Cachorros não morrem por causa do tylenol, mas não passam muito bem. Seres humanos também não podem tomar paracetomol e ingerir bebida alcoólica. Isso afeta o fígado.

O contrário também é válido. Ou seja, se você estiver com aquele ressacão de cerveja, não tome paracetomol que o estrago no fígado é violento. O melhor é beber água e esperar a dor de cabeça passar.

Portanto, fique de olho. E cuidado com aquela famosa brincadeira de esconder ovo da páscoa no quintal. A vítima pode ser o seu cachorro.

2 comentários:

leila disse...

oi Careca, cachorros também não podem comer passas. dá falencia renal.

Careca disse...

Leila, também não sabia, como são frágeis esses caninos, hein?

Frase do dia