quarta-feira, 6 de abril de 2011

Até de sete pontos

A necessidade é a mãe da humildade. Quando você precisa de alguém para pendurar uma multa de trânsito, não dá para ficar pensando em orgulho besta. O melhor a fazer é correr e pegar o telefone. Foi o que eu fiz. O primeiro da lista foi o Cabeça.

_Big Head, amigo de fé, meu irmão, camarada, estou precisando de um favorzão. Tem como você assumir uma multinha de trânsito? São só quatro pontos. E a minha mulher está pendurada. Pode quebrar essa?

_Claro, pode mandar - disse o Cabeça.

_Valeu mesmo. Mas antes vou checar se você pode pegar esse fardo. Fala aí o número do registro e a data de nascimento...

Com as informações do Cabeça eu rapidamente entrei na internet e fiz a consulta da habilitação no site do Detran.

_Big, obrigado, mas você também está pendurado. Não vai rolar. Agradeço a disposição, mas talvez você possa conversar com algum amigo para assumir uma das suas multas. Sua mãe ainda dirige? Então, liga pra ela, vê se ela pode aliviar uma das muitas...

_Não são minhas. São da minha mulher - disse o Cabeça.

_Claro, claro. Tem até de sete pontos, Big. É coisa forte.

_Não são minhas, estou dizendo. Ela é que estava dirigindo o carro - disse o Cabeça.

_Com certeza, com certeza. Tem duas no mesmo dia, com um intervalo de meia hora - eu disse.

_Eu sei, eu sei. Eu avisei pra ela ir devagar - disse o Cabeça.

_E o pior é que foi outro dia mesmo, Big. Vai demorar a zerar esses pontos.

_É uma droga - ele disse.

_Bom, valeu mesmo. Tchau - eu disse, e desliguei.

Caramba, eu pensei, o Cabeça vai ter que fazer um exercício igual ao meu. Repassei novamente a minha cardeneta de telefones e chamei o PV.

_PV, ser humano, como é que você está de multas?

_Putz, Careca, estou até a tampa. Minha mãe me ajudou um bocado para eu conseguir espaço para renovar a carteira. Agora estou pendurado de novo.

_Pediu pra mais alguém, dos amigos?

_Careca, está todo mundo na mesma. Só não liguei para o Guina.

_É bom saber. Tentei o Cabeça, mas ele também está pendurado - eu disse.

_É, ouvi dizer que ele tem até de sete pontos. É triste - disse o PV.

E depois que o PV desligou, eu tentei o Guina.

_Fala, Careca, tudo bem?

_Mais ou menos. Guina, meu amigo, como você está no departamento de multas?

_Cheio. A cada dia surge um novo pardal num local insuspeito nessa cidade. É preciso cuidado total nos lugares mais retos e vazios do Distrito Federal. E onde for possível esconder um pardal, lá haverá um. Onde houver descida, há pardal. Mas nas proximidades de hospitais, faixas de pedestres e pontos de ônibus é impossível encontrar se um pardal.

_É a indústria da multa, Guina. Bom, eu ia pedir pra você assumir uns quatro pontinhos, mas está impossível, não é?

_Completamente. E nem tente o Cabeça. Ouvi dizer que ele está até com uma de sete pontos. Coisa feia.

E depois o Guina me falou que está "grávido" junto com a namorada e que o exame de translucência nucal foi ótimo.

Minha quarta tentativa foi o Rodrigão.

_Rodrigão? Como vai essa força? Vem cá, meu irmão, você pode ficar com quatro pontos pra mim?

_Cabeça?

_Não, é o Careca.

_Pô, pensei que era o Cabeça. Ouvi dizer que ele está até com multa de sete pontos.

Desliguei quase em seguida. A minha sorte é que ainda tenho um monte de amigos para ligar.

4 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que as multas realmente são da minha digníssima consorte. Voltando para casa, uma dessas madrugadas ela catou dois pardais seguidos de 60km. Em um estava a 85km. F... Sete pontos. O outro foi 2minutos depois... Eu estava sem condiçoes emocionais de dirigir. Acho vais ficar à pé.

Cabeça

Careca disse...

Cabeça, cuidado para não dormir na sala. Mas você tem razão, estou a pé.

Poupadordeporra disse...

Antes que sua tresloucada cabeça pense em mim, antecipo-me e digo que precisarei de três encarnações para zerar meus pontos. Estou igual jogador de poquer na internet: o negócio é acumular pontos.

Careca disse...

Velhotom, com tantos pontos é uma roleta, russa. Abç,

Frase do dia