segunda-feira, 4 de abril de 2011

Muito além do sorriso da Mona Lisa


Comecei dois novos projetos. O primeiro é encher um moleskine de versões da Mona Lisa. Já fiz algumas, que gostei muito. Existem detalhes muito interessantes na Mona Lisa, além do sorriso. Acho os olhos extraordinários, a figura parece que não leva o pintor muito a sério. É um olhar meio de esguelha, mais irônico do que o sorriso. Os cabelos também são diferentes. Da Vinci misturou os cabelos com uma redinha. É possível ver mechas onduladas, mas o cabelo também é liso. Às vezes tenho a impressão de que não é uma touca que existe atrás da cabeça da Mona Lisa, mas um outro retrato, que Da Vinci escondeu. De qualquer forma, há uma diferença de cor bem nítida no alto da cabeça da Mona. O nariz é uma preciosidade. É do tipo batatinha e extraordinariamente comprido. A testa é enorme. O queixo duplo também parece uma maldade com a retratada.

A boca é realmente especial, tem um sorriso bacana. Mas são os lábios que chamam a minha atenção. Eles não estão pintados, só existe uma sugestão de lábios. A posição do corpo também é estranha, porque o ombro equilibra um xale ou manto de um jeito esquisito, Mona parece se apoiar num braço de cadeira, mas a verdade é que eu não consigo imaginar o braço esquerdo da retratada. Nas mãos, Da Vinci repete o truque dos lábios e somente sugere a existência de unhas. O mindinho e o polegar da mão direita de Lisa também são esquisitos, parecem compridos demais. O dedo mínimo da outra mão também parece grande demais.

Outras coisas que acho legais na Mona Lisa são os detalhes do vestido. A manga do vestido que cobre o braço direito tem muito mais detalhes que o outro, apesar de estar mais "afastado" do olho. Também é possível perceber alguns detalhes interessantes do mosaico que enfeita o vestido, na altura da sugestão da cavidade entre os seios da Mona Lisa. Parecem círculos e números.

Assim que tiver mais alguns prontos, colocarei no meu blog de desenhos, O Careca no caminho, que está precisando ser atualizado.

Meu outro projeto é retomar a edição de O Melhor do Caminho do Careca, a prometida coletânea do blog, que agora não tenho desculpa para não preparar.

E você, da minha kombi de leitores, pode me ajudar muito. Basta me dizer qual é o post que você quer ver numa coletânea do Careca.

Obrigado.

Um comentário:

pevê disse...

Careca,
Gosto daquele da gala rala. Muito bom.

Frase do dia