sábado, 16 de abril de 2011

Miragens

"Em tempos de desligamento imediato, é preciso tomar cuidado com as miragens. Como você está sedento de emprego, para onde você olha é possível enxergar uma possibilidade de trabalho e renda. Esqueça. Essas coisas demoram a se materializar e não vão surgir do nada. Também não adianta ficar vigiando a sua conta no banco pela internet. Depósitos misteriosos de doadores anônimos não serão efetuados. Após um desligamento imediato, você está no deserto e sozinho por um tempo. Caminhe devagar e comece a sair dessa, aos poucos."

É assim que o meu especialista em emprego vive falando na minha cabeça. Ele me aconselha a encarar a situação de frente, mas um pouco de lado. Não importa que ele seja eu mesmo, esse cara às vezes diz umas coisas interessantes.

"Não acredite em tudo o que lhe dizem numa entrevista. Às vezes os entrevistadores são simplesmente otimistas, ou acordaram com o pé direito e não querem estragar o dia de ninguém. Existem entrevistadores que simpatizam com os míopes. Existem entrevistadores que só conseguiram o emprego de entrevistadores porque são extraordinariamente otimistas e bem-humorados. Existem entrevistadores que também fazem serviço voluntário no SOS Vida e confundem as atividades. As possibilidades são infinitas."

Foi assim que o meu especialista, dentro da minha mente, falou comigo, logo após uma entrevista que me pareceu especialmente bem sucedida. Talvez ele tenha razão, porque a pessoa não me ligou e nunca retornou as minhas ligações. Aliás, na última vez que liguei parecia que não era uma mensagem gravada, mas uma pessoa fingindo que era uma gravação.

_No momento não posso atender. Deixe seu recado após o bip. Isso é uma mensagem gravada - disse a voz no celular.

O que me deixou grilado foi esse final sobre a mensagem gravada.

"Não esmoreça. Coisas boas vão acontecer. Há uma luz no fim do túnel. Fique ligado. Amplie a sua network. Faça um MBA em marketing. Faça um MBA em Gerência de Processos. Faça um MBA em qualquer coisa. Distribua cartões, não fique parado. Dê uma polida no currículo. Vá à luta."

Essa é uma outra voz que aparece para me animar, de vez em quando. Obviamente, é a voz gentil e calma de uma odalisca. Se eu me concentro, consigo até ver o oásis onde ela lava, languidamente, os seus belos cabelos negros.

Nenhum comentário:

Frase do dia