segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que você deve ler se pegar uma gripe

A suína não, é claro. Uma gripe leve, que dê para descolar um atestado. Digo isso porque acabo de ser mudado de sala, no trabalho. E agora estou bem debaixo da saída do ar-condicionado central. Faz um frio horroroso. Estou pensando em vir todos os dias de suéter, ou de deixar um casacão na sala.

Quando se pega gripe não dá vontade de fazer nada. Mas até isso cansa. Por isso, vamos às sugestões.

Filmes apocalípticos combinam com gripe, mas devem ser evitados. Livros apocalípticos também. É recomendável evitar ensaios críticos e literatura existencialista.

Eu lembro de “A Peste”, do Albert Camus. Foi o primeiro livro do Camus que eu li. Comecei a ler porque achei que era alguma ficção sobre o fim do mundo, no estilo do H.G Wells, ou aventuresco, como Victor Hugo. Acabou que a peste do livro do Camus marcou a minha adolescência. E me fez mergulhar em outros livros do Camus, em Sartre e num monte de escritores franceses. Se arrependimento matasse. Foi um erro crasso. Adolescentes não deveriam ler Albert Camus e nem Sartre. Aquele nhaca existencialista fica grudada na cabeça da gente, é um horror. E você começa a achar que é angustiado.

Meu pai, muito sabiamente, “recomendava” os livros do Eça de Queiroz para mim, ao dizer que eram livros muito “adultos” e “sérios”. Foi a minha salvação. Sem os livros do Eça, eu com certeza teria me atolado mais do que me atolei na bobageira depresssiva dos existencialistas. Então, mesmo se você não for careca e o seu nariz estiver entupindo, corra logo para a biblioteca, feche os olhos e pegue um livro qualquer do Eça.

Adolescentes gripados devem ler Patricia Highsmith. É mais divertido. Patrícia leu o Raskolnikov do Crime e Castigo do Dostoiévsky e inventou Ripley, o assassino sem drama de consciência. Highsmith é dramática sem suspiros e desmaios. Ela é genial. A não ser por um pequeno livro, Carol, que é insuportável. Tirante Carol, adolescentes devem fechar os olhos e mandar brasa nos livros da Patrícia.
Mulheres de trinta anos, gripadas ou não, devem ler Balzac. E evitar Simone de Beauvoir. “O Segundo Sexo”, escrito em 1949, é um ensaio crítico que dissemina a discórdia e a cizânia entre os casais, e acaba com a boa vontade entre os homens e as mulheres. É tudo verdade e muito bem escrito, mas homens de bom senso evitam contato com as mulheres que leiam ou ainda estejam sob a influência de Simone.

Mulheres de qualquer idade devem ler Hemingway. Homens de qualquer idade também podem ler Hemingway. Mas o melhor é ler Guimarães Rosa. Já que você tem uma boa desculpa para ficar de cama, ataque Grandes Sertões: Veredas. Ou alugue o vídeo, com a Bruna Lombardi. É bom à beça. Mas se cuide. Rosa vicia.

Eu me cuido. E quando alguém espirra por perto, eu assobio para disfarçar o sopro.

2 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Acho que nada disso combina com uma gripe!
Talvez Asterix...

Careca disse...

Mwho, Asterix é bom para sarar logo e fazer outra coisa.

Frase do dia