segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Algumas notas sem música




O fim está próximo
Está bem perto, mesmo, acredite. De acordo com o Cabeça, dá para sentir o bafo gélido no pescoço.
_Como é, Cabeça? – eu perguntei. É muito raro ver uma escada tão bem colocada como essa. Eu estranho e acho que é pegadinha reversa.
_Dá para sentir o bafo gélido no pescoço – repete ele, desavisado.
_E ele foi carinhoso, Cabeça? – eu pergunto, fazendo cara inocente.
Essa Lei Seca não fez bem ao Cabeça. Ele desabituou. Agora, bastam umas cervejas e o cara abaixa a guarda. Tudo bem, a bolsa cai lá fora, mas é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte.
_Você gostava de jogar em qual posição, hein Cabeça? – pergunta o Rodrigo, com um leve sorriso irônico no canto da boca. O Rodrigo nunca sacaneia ninguém. E se o Rodrigo começa a sacanear é um sinal claro de que a vaca já voltou do brejo e caiu na calçada, muerta.
_Zagueiro – responde o Cabeça. É inacreditável. O que está acontecendo com meu amigo Cabeça?
_Sempre recuado e levando bola nas costas – eu digo e levanto porque brincadeira tem limite.

O ladrão de almas foi ao aniversário
Fui sentar perto do meu amigo Feijó, que eu não via há alguns decênios. O Feijó estava com a Esposa e também com o filho. O Feijó me copiou e batizou o filho dele com o mesmo nome do meu primogênito. Uma vez falei isso para o Helinho. Sábio, Hélio Carlos me alertou que o nome do meu filho vem sendo usado há mais de dois mil anos. Além disso, é um nome muito em voga desde que Guttenberg inventou uma maneira mais barata e rápida de fabricar livros.
_Careca, nossa amizade não é afetada pela falta de convívio. Estamos sintonizados. Faz um decênio que a gente não se vê, mas parece que foi ontem – disse Feijó.
Embora essa conversa tivesse um tom de quarto zagueiro, me senti na obrigação de concordar. O Feijó é artista. É fotógrafo. E ele é que nem os caras que sabem tocar violão. Nunca leva o instrumento de trabalho para uma festa. E eu acabei por esquecer de tirar uma foto dele com o herdeiro e a Esposa. Eu não sou artista. Estou sempre com a minha caneta. E ando com um bloquinho. Fiz diversas anotações durante a festa. Veja abaixo.

Notas da festa
Lembrar de levar um rango para o porteiro. Beba água. Não fique só na cerveja. Evite polêmicas. Não vá pagar mico. Beba água. Não fique só (hic) na cerveja. Lembrar de comer. Beba. (hic) Cer-ve-ja! Cer-ve-ja! Levante e respire. Res-pi-re. Vá buscar cerveja.

Crise - A locomotiva vem em nossa direção
Pessoal, vamos organizar a coisa. Na frente e em primeiro lugar, as mulheres e as crianças. Por favor, vamos evitar o pânico e agir com educação. Nesse cenário de Titanic, o melhor é manter a fleuma e tocar o violino enquanto der.

Não olhe agora, mas os ratos estão pulando fora
Os ratos cometem muitos erros. Mas dizem que nunca erram quando o barco afunda. Também, quando erram, afundam e ninguém fica sabendo.

O problema é quando o barco é do tamanho do mundo.

Tudo tem a sua hora
Por hoje, a minha é agora. Apago a luz e saio de fininho, à francesa. Bié

4 comentários:

Anônimo disse...

Não te conheço, Careca... Nem o Cabeça... Nem o Rodrigo... Mas pelo histórico já contado por você aqui, realmente, é hora de dizermos "meu planeta, adeus". Esse "noves fora" do senhor Cabeça é o sinal irrefutável do fim dos tempos. Um sinal mais certeiro do que o bafo gelado no cangote citado pela pessoa no seu "postinho-postão"... rsrsrs Abraços.

Careca disse...

Janaína, essa é boa, não conhecia essa expressão "meu planeta, adeus". O Cabeça é gente boa, somos amigos desde a época em que o campeão era o Emerson. Ele só está mais distraído.

Anônimo disse...

Ah, Careca, você conhece a expressão, sim, é que não está associando o nome à pessoa. "Meu planeta, adeus. Fugiremos nós dois na arca de Noé. Olha bem meu amor, é o final da odisséia terrestre. Sou Adão e você será minha pequena Eva!" O cúmulo da breguice, e eu adoro música brega. Essa música, que Ivete Sangalo regravou, é da minha época de criança pequena em Barbacena, com o saudoso Rádio Táxi! Lembrou ou não curte os bregas? rsrs Abraços.

Careca disse...

Janaína, sim, sim, recuerdo. Com horror, mas me lembro. É verdade. Abçs, :))

Frase do dia