sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Na torcida para Serra



Jeff Beck w. Sting - People Get Ready

O voto é de cada um, vote como você quiser, isso aqui é só um blog pessoal e independente, em que expresso minhas opiniões livremente. Não voto em São Paulo. Mas torço para que José Serra vença, porque tem um histórico de experiente administrador, com bons resultados alcançados, que não está e jamais esteve envolvido em tramóias e com gente corrupta e, para mim, se conduz de maneira digna e correta na sua vida pública. Não tenho bola de cristal para saber, com certeza, que se José Serra vier a perder a eleição do próximo domingo isso será ruim para os moradores da capital paulista. Só acho que sim, tenho esta impressão.

Se a derrota de José Serra ocorrer, acho que será muito ruim, porque significará a vitória de um modo de fazer política que considero deplorável: a política do vale-tudo. A vitória a qualquer preço significa, obviamente, a derrota de quem se pauta por valores e princípios éticos, de quem não se utiliza de mentiras, subterfúgios e alianças espúrias com gente procurada pela polícia. Significa também a derrota de quem respeita as regras da disputa democrática e não procura, a todo instante, distorcê-las em benefício próprio.

O outro candidato tem o apoio escancarado de políticos condenados pelo Supremo Tribunal Federal, de políticos procurados pela Interpol, de políticos que queriam disputar o cargo e desistiram porque ganharam ministérios, de ministros que deveriam ser servidores públicos, de um ex-presidente fanfarrão e bravateiro e ainda de uma política que foi eleita e jurou ser a presidente de todos os brasileiros, mas que não perde a chance de mostrar o quanto é parcial e grosseira nos palanques em que sobe. Isso, para mim, fere o decoro do cargo e ridiculariza o seu exercício. Tenho a maior vergonha alheia quando vejo os vídeos. Essas companhias, por piores que sejam, é claro que não fazem do ex-ministro um mau candidato. Mas seguramente não fazem dele um candidato melhor aos meus olhos.

O ex-ministro também não tem a seu favor uma história de realizações. Ao contrário, pesam sobre ele resultados duvidosos e falhas ostentosas na condução de programas que anteriormente funcionavam. Também foi sob a sua gestão que nasceram e tiveram morte anunciada os polêmicos kit gays, que ao invés de incentivar a boa convivência, tolerância e respeito à privacidade e às diferenças entre os indivíduos, parece fazer propaganda de algumas práticas sexuais. Sim, isso também não faz dele um mau candidato, mas o contrário também é verdadeiro.

Sua história de vida política e pessoal é cheia de sucessos, com uma rápida escalada de cargos públicos. É simpático, é considerado bonitão pelo mulherio, é articulado e não parece estar contaminado pelas práticas delubianas que envolvem o seu partido e já condenadas pelo Supremo Tribunal Federal. Mas, como a presidente que o apóia de maneira tão despudorada, não é candidato movido por ambição e vontade própria, foi escolhido a dedo e imposto pelo ex-presidente bravateiro na disputa. Se vitorioso, o ex-ministro deverá a prefeitura ao padrinho, que também poderá se fazer dono do seu destino em 2014. Novamente, isso não faz dele um mau candidato, mas também não o melhora.

Curiosamente, somente Serra é continuamente cobrado por ter deixado a prefeitura para se candidatar à presidência. Não ouvi, até hoje, nenhum comentário sobre a possibilidade mais do que tangível para o caso do seu adversário. O que acontecerá? Serra, com altíssima rejeição, possui seguramente um problema de imagem. Os jornalistas parecem detestá-lo e o espinafram diariamente. Seus companheiros de partido também parecem detestá-lo. Também é continuamente exibido em flagrantes ridículos, com mulheres horrorosas tentando beijá-lo(hoje foi a Mulher Berinjela), sapatos voando ao chutar a bola, olheiras fantásticas. O marqueteiro deveria ter chamado alguém para ensiná-lo a bater pênalti, convocado uma beldade para beijá-lo na bochecha. Mas que sei eu? Sou um tolo, acredito e gosto das pessoas que falam a verdade, com o coração aberto, e que têm uma trajetória de luta e respeito ao trabalho dos outros. Se eu votasse em São Paulo, votaria no Serra.

Nenhum comentário:

Frase do dia